Pular para o conteúdo

Filme Soul e o Espiritismo: 11 reflexões sobre o filme da Disney+

filme soul espiritismo

Você conhece a relação entre o filme Soul e o Espiritismo?

Se já assistiu à película cinematográfica, é provável que se emocionou bastante. Se não assistiu, esteja preparado para isso.

Afinal, é difícil não se envolver com reflexões tão profundas como as expostas durante a animação que desperta nosso olhar sobre a morte, o morrer e as almas que vêm habitar o nosso planeta.

Além disso, o filme aborda questões um tanto compatíveis com a Doutrina Espírita e que serão explicadas ao longo deste conteúdo.

Ficou curioso para saber mais sobre a obra de Pete Docter e Kemp Powers e o que ela tem a ver com o Espiritismo?

Prepare a pipoca e siga conosco neste aprendizado!

Importante: este texto contém spoilers!

Então, se você ainda não assistiu ao filme, corra lá na Disney+ e depois venha pra cá aprofundar suas reflexões.

Filme Soul e o Espiritismo

Filme Soul e o Espiritismo

 

O filme Soul e o Espiritismo possuem algumas semelhanças em sua maneira de retratar várias questões.

Durante este artigo, será exposta a visão espírita do filme Soul.

Prepare-se para se emocionar e pensar sua encarnação de uma maneira única.

Soul | Trailer Oficial Dublado | Disney+ Pixar

O filme Soul conta a história de Joe, um jovem músico que se encontra frente a frente com o que considera a melhor oportunidade de sua vida.

Porém, acaba sofrendo um acidente e morre.

Após o acontecimento, sua alma parte em direção ao infinito em uma espécie de travessia em uma longa passarela ascendente onde vê outras almas no mesmo percurso.

No entanto, ele fica extremamente indignado por estar morto, não podendo realizar na vida o que gostaria, afinal, iria realizar seu grande sonho: tocar em uma reconhecida banda de jazz.

Nesse momento de desespero, Joe acaba se perdendo e entrando em um local que o filme descreve como “Escola da Vida”, uma espécie de local de preparação para as novas almas viverem uma vida na Terra.

Lá, ele é confundido e se passa como um mentor espiritual, recebendo a difícil tarefa de orientar a alma chamada 22 a se preparar para viver no nosso mundo material.

No entanto, 22, é uma alma que se recusa a nascer pois acredita não ter nenhum propósito de vida e repudia a ideia de habitar o plano terreno.

Na proposta dos autores, as almas novas já possuem personalidades prontas, mas não explicam como elas as desenvolveram, faltando apenas para a sua vinda para a Terra, encontrar o seu “sentido da vida ou sua missão” a ser desenvolvida na sua vida no planeta.

O filme nos leva a questionar de onde vem nossos sonhos, paixões e interesses. Em resumo, faz-nos pensar no que nos faz… NÓS!

11 reflexões sobre o filme Soul e o Espiritismo

reflexões sobre o filme Soul e o Espiritismo

A seguir, vamos conferir algumas das melhores reflexões sobre o filme Soul e o Espiritismo da Pixar Disney+.

Serão abordados temas primordiais da Doutrina Espírita, atrelados ao que foi retratado no filme.

Continue a leitura e abra-se a novas perspectivas!

1. O que é alma na visão espírita?

Na obra de Allan Kardec, intitulada O Livro dos Espíritos, os espíritos amigos nos dão informações preciosas sobre o que é a alma na visão espírita:

(Pergunta 134) “Que é a alma?”

Resposta: “Um Espírito encarnado.”

(Pergunta b) “As almas e os Espíritos são, portanto, idênticos, a mesma coisa?”

Resposta: “Sim, as almas não são senão os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem.”

No filme Soul, a representação do desencarne de Joe se dá no desprendimento de sua alma do corpo.

Em seguida, ele encontra-se no mundo invisível, a caminho de retornar ao seio do Criador (Deus) representado por um clarão que atrai todas as almas após saírem dos seus corpos..

Logo, a animação demonstra uma visão empobrecida, se comparada à visão espírita sobre a alma.

2. Vida após a morte

Na visão espírita, não existe a morte: ela é compreendida como a passagem de um plano espiritual para outro.

No filme Soul, esta passagem é bastante retratada.

Podemos observar que a alma de Joe sai do plano terreno e se desdobra ao plano espiritual.

Além disso, os espíritos ou as novas almas criadas por Deus, são preparados para a entrada na Terra e se despedem de sua morada espiritual partindo em direção ao plano terreno.

É desta maneira que a Doutrina Espírita interpreta a vida após a morte: como uma passagem de um plano espiritual para outro.

E o tempo de permanência entre uma vida na Terra e a próxima encarnação é chamada de período de “Erraticidade”.

3. Deus (onipresente, onisciente)

deus soul pixar

Para o Espiritismo, Deus é a inteligência suprema, portanto, a causa primária de todas as coisas.

Ele é onipotente, onisciente, imaterial, único, imutável, soberanamente justo e bom. Foi Deus quem criou o Universo e tudo o que nele existe.

No filme Soul, também acredita-se que Deus criou todos os seres. Mas no Espiritismo sabemos que é através de nosso desenvolvimento realizado nas diversas reencarnações, é que temos as condições de escolher para nós mesmos as provas e expiações que iremos atravessar na Terra, vivendo nossas alegrias e desafios que constituem o nosso propósito, que é o motivo pelo qual nós renascemos: viver o nosso propósito!

De forma semelhante, o filme apresenta às novas almas, um local onde podem escolher sua missão ou tarefas à que tenham afinidade e no “Salão de todas as coisas” as almas se inspiram e recebem assim uma espécie de passaporte para a vida.

4. Espíritos obsessores

No Espiritismo, os espíritos obsessores são almas encarnadas ou desencarnadas que ainda estão muito pobres em sua jornada evolutiva.

Logo, a ocupação dessas almas é exercer dominância sobre um ser, a fim de prejudicar sua vida, seja por meio de perseguições, ideias fixas, vampirismo ou excitação dos sentidos.

Na animação, temos o retrato desta ação obsessiva quando são expostos os espíritos que estão “perdidos”.

Eles encontram-se em um limbo psicológico provocado por outros espíritos, onde se fixam em ideias negativas e de autodestruição. O processo é temporário, já que sendo tratadas, as almas retomam seu caminho evolutivo depois de esclarecidas e orientadas.

5. Mentores espirituais

filme soul disney pixar

Os mentores espirituais, segundo o Espiritismo, são espíritos que encontram-se em um nível evolutivo mais avançado.

Por isso, têm como tarefa auxiliar os espíritos menos avançados a conquistar clareza emocional e espiritual necessária para sua evolução.

Essa representação também é certeira no filme.

É exposto o plano espiritual pré-vida-na-Terra, no qual, todas as almas que necessitam entrar no plano terreno, possuem mentores que as direcionam antes de sua passagem.

6. Plano espiritual

soul disney espiritismo

De acordo com o Espiritismo, o plano espiritual é uma realidade extra-física onde as almas se encontram.

Como foi representado no filme Soul, os planos espirituais recebem os espíritos de acordo com sua vibração.

Logo, pudemos ver Joe em um plano intermediário entre a Terra e a entrada para seu habitat de regeneração.

Além disso, 22 encontrava-se no plano pré-reencarnatório, afinal, estava em fase de preparação.

Por fim, os espíritos “perdidos”, habitavam os planos mais sombrios.

Ou seja, cada alma é direcionada ao plano espiritual que mais se assemelha à sua vibração.

7. Umbral, segundo o Espiritismo

Para o Espiritismo o umbral é um plano espiritual transitório designado aos espíritos menos esclarecidos ou que não aproveitaram bem sua oportunidade na terra.

Os espíritos ficam nesse local triste e desagradável por tempo suficiente para adquirirem maturidade e preparação para iniciar seu processo de cura.

No filme, o umbral é retratado como o vale dos espíritos perdidos, onde os personagens são representados envoltos por nuvens negras, sem perspectiva de evolução aparente.

8. Experiência de quase morte no Espiritismo

A experiência de quase morte é relatada por pessoas cuja alma se desprende do corpo, mas não completamente, promovendo visões e sensações ímpares.

O personagem Joe protagoniza diversas vezes essa experiência por estar entre a vida e a morte em um hospital e, ao mesmo tempo, lutando para retornar ao seu corpo físico.

9. Planejamento reencarnatório espírita

soul pixar disney espiritismo

O Espiritismo ensina que, antes de reencarnar, todo espírito realiza um planejamento reencarnatório junto ao seu mentor.

Nesse planejamento, o espírito assume os pontos em que errou e quais os desafios devem enfrentar a fim de alcançar a evolução.

No filme, o planejamento reencarnatório é bem semelhante ao que ensina o Espiritismo.

Ele prepara as almas para virem viver seu propósito, seja na arte, na saúde, nos cálculos e, enfim, são inúmeras as possibilidades.

O filme nos passa essa ideia durante boa parte e, no fim, nos revela que, na verdade, o propósito da vida deveria ser estar pronto para aproveitar tudo com leveza.

Logo, independente da circunstância, para Soul, a vida vale a pena e deve ser fonte de gratidão.

10. Os mundos espirituais

Existem incontáveis mundos espirituais, também conhecidos como colônias espirituais.

Essas colônias estão preparadas para receber os espíritos de acordo com seu grau evolutivo para orientá-los.

E é exatamente dessa forma que a animação retrata os mundos espirituais, separando os espíritos de acordo com sua clareza emocional.

11. Conflitos psicológicos

soul pixar disney espiritismo

Na Doutrina Espírita, os conflitos psicológicos podem ser explicados pela interferência de espíritos obsessores e também pela dificuldade em compreender a própria identidade.

O filme Soul e a psicologia estão bastante atrelados a esse conceito espírita, pois é retratada a falta de propósito, a necessidade de aprovação e as ideias autodestrutivas.

Pontos importantes para aprofundamento sobre o Filme Soul da Disney+ e Espiritismo

Filme Soul da Disney+ e Espiritismo

A seguir, vamos aprofundar alguns pontos importantes sobre a visão espírita do filme Soul.

Confira!

Dois espíritos no mesmo corpo?

Ao contrário do que foi retratado no filme, segundo o Espiritismo, não é possível dois espíritos habitarem o mesmo corpo.

Espírito voltar no gato / cachorro

Existem doutrinas, como o Budismo, por exemplo, que acreditam na possibilidade de a alma reencarnar em gatos ou cachorros, como retratado no filme.

No entanto, este não é um conceito aceito pela doutrina espírita.

Estado de êxtase e desdobramento

O estado de êxtase e o desdobramento podem acontecer durante o sono, a meditação ou em momento de grande concentração mental.

Nesse estado, é possível que a alma possa se desprender parcialmente do corpo e visitar outros planos espirituais.

É o caso do personagem Moonwind, que denomina a experiência como projeção astral.

Moratória

A moratória no Espiritismo define-se pela concessão ao espírito de um tempo maior na terra para concluir algo que gostaria de fazer.

No filme, o Joe recebe essa oportunidade por mérito de ter ajudado a alma 22 a encarnar.

Logo, ele pode voltar ao seu corpo físico e, finalmente, aproveitar sua encarnação.

Propósito da vida

Para o Espiritismo o propósito da vida é a evolução.

No filme Soul, podemos ver o conflito do personagem Joe em busca de um propósito muito específico, como a música em seu caso.

No entanto, a reflexão atrelada ao Espiritismo, nos mostra que o verdadeiro propósito da vida é viver com resignação e alegria, compreendendo a singela beleza de momentos mínimos.

Reencarnação

Tanto para o filme, quanto para o Espiritismo, a reencarnação é a oportunidade dada ao espírito para retornar ao plano terreno.

Esse retorno tem como finalidade a prática de ações edificantes que visam a evolução espiritual.

Conclusão: reflexões sobre Filme Soul e Espiritismo

soul pixar disney espiritismo

Pudemos compreender que a visão espírita do filme Soul revela que a animação representa de maneira didática muitos dos seus conceitos.

Mas devem ser analisados com cuidado para não confundir o Espírita novato que ainda não se aprofundou nos estudos espíritas e em seus princípios fundamentais.

Vale a pena levar essa reflexão para o dia a dia e observar a beleza e a dádiva do reencarne.

Lembre que o propósito da vida é a evolução e ela se dá quando se aproveita ao máximo todas as oportunidades de amor e resignação que a vida oferece.

E então, você pensa muito sobre o seu propósito de vida? Como a Doutrina Espírita tem te auxiliado? Conta para a gente nos comentários!

Quer sugerir outro tema? Envie para a nossa equipe pelo formulário de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *