Pular para o conteúdo

Física quântica e Espiritismo: qual a relação e para que servem?

fisica quantica e espiritismo

Física quântica e Espiritismo estão mais próximos do que você imagina.

Essa ciência moderna esclarece diversos aspectos relacionados ao Universo que parecem corroborar as ideias espíritas.

Neste artigo, você vai entender a ligação entre a física quântica e a Doutrina Espírita.

Acompanhe nas próximas linhas!

Física quântica e Espiritismo: qual é a relação?

Física quântica e Espiritismo: qual é a relação?

Há muitos questionamentos sobre o que a física quântica tem a ver com o Espiritismo.

De modo geral, a física quântica estuda aspectos que se assemelham aos princípios da Doutrina Espírita, como, por exemplo, a composição da matéria.

A verdade é que a física, do ponto de vista macrocósmico , não responde todas as dúvidas e nem explica todos os fenômenos relacionados ao funcionamento e à origem do Universo.

Diante de tamanha complexidade, pesquisadores decidiram estudar os fenômenos para os quais não havia explicação.

Um dos objetos de estudo é a criação universal, que segundo a física quântica, sugere a existência de um ser divino e de um princípio vital, assim como afirma o Espiritismo.

O que é e para que serve a física quântica?

A física quântica, também conhecida como mecânica quântica ou teoria quântica, compreende fenômenos em pequena escala relacionados ao Universo.

Ou seja, ela põe em xeque a matéria sólida e dá ênfase aos elementos em ordem microscópica, estudando as partículas, átomos e moléculas.

Todas essas pesquisas e aprofundamentos ajudam a entender o mundo em que vivemos.

Dessa forma, a física quântica tem o intuito de esclarecer a origem e a evolução do universo.

O que a física quântica tem a ver com espiritualidade?

O que a física quântica tem a ver com espiritualidade?

Como vimos no tópico anterior, sobre o que significa física quântica e para o que ela serve, ela provou, através de fatos científicos, que o conceito tradicional de matéria como algo concreto e sólido é equivocado.

Segundo a física quântica, há uma energia que atua entre toda a matéria.

Essa mesma tese é defendida pela espiritualidade, isto é, a existência de um princípio inteligente que anima a matéria, ou de um corpo espiritual, que absorve e transmite energia para o corpo físico.

Física quântica é ciência?

Sim, a física quântica é um ramo da ciência.

É uma importante área de estudos em escala molecular, atômica e microscópica, com fundamentos e inúmeras observações do mundo quântico.

E o espírito e a matéria?

De acordo com o Espiritismo, há uma trindade universal, que é constituída por Deus mais os dois elementos principais do Universo: espírito e matéria.

A matéria representa a individualização do corpo e o princípio material, enquanto o espírito, por sua vez, diz respeito ao princípio inteligente.

Física quântica prova a existência de Deus?

Em razão da física quântica, criaram-se teorias a respeito da origem do universo.

Dada a complexidade observada nos estudos, embora haja a sugestão de um criador (ser divino organizador do universo), nada ainda foi comprovado. Provaram e comprovaram as consequências desta organização universal, mas não lograram chegar à causa primeira, que é Deus.

O que é Espiritismo?

sinais de desencarne

O Espiritismo surgiu na França, em 1857, por Hippolyte Léon Denizard Rivail, um pedagogo e educador que usava o pseudônimo Allan Kardec.

No século XIX, um fenômeno, chamado “mesas girantes”, agitava a Europa.

As mesas se moviam, bem como os objetos colocados sobre elas, e também manifestavam outros tipos de comunicação, como batidas e ruídos.

Kardec, então, decidiu investigar o fenômeno e confirmou a existência dos espíritos e a comunicação do mundo espiritual.

Seus estudos deram origem à codificação espírita.

Espiritismo: ciência ou religião?

O Espiritismo não é considerado uma religião tradicional, uma vez que não tem culto, rito, templos ou outros elementos que a constituem. Porém, aponta Jesus como nosso modelo e guia da humanidade, sendo portanto uma Doutrina Cristã.

Entretanto, a Doutrina Espírita contempla princípios religiosos, assim como filosóficos e científicos.

Dessa forma, como explica o próprio Allan Kardec:

“O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática consiste nas relações que se podem estabelecer entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem de tais relações”.

Perispírito

Como já mencionamos, a partir da matéria é constituído o corpo físico e o espírito é o resultado da evolução do princípio inteligente.

O que liga ambos é um corpo energético, chamado de perispírito.

Fluido cósmico

O fluido universal ou fluido cósmico se encontra por toda a extensão do Universo e é o que possibilita a origem de diversas matérias.

3 teorias e práticas espíritas baseadas na física quântica

fisica e espiritismo

Como já mencionamos, o Espiritismo teve origem em 1857, por Allan Kardec.

Já fisica quântica moderna surgiu em 1920, pelo físico alemão Max Planck, ao apresentar o mecanismo da emissão de corpo negro.

Ou seja, o Espiritismo nasceu antes da física quântica.

Por essa razão, não se pode dizer que as teorias e práticas espíritas são decorrentes desse ramo da ciência.

O que acontece, na verdade, é que as comprovações da física quântica coincidem com as ideias dos espíritos superiores trazidas por Kardec, dando ainda mais força aos princípios espíritas.

Veja algumas delas:

1. União de matéria e espírito

Uma das principais descobertas da física quântica é a de que a matéria não é sólida e sim, um condensado de energia.

De acordo com os estudiosos, há enormes espaços entre as partículas que a constituem e que a matéria somente se organiza porque existe um campo inteligente que a organiza e a mantém coesa e estável enquanto durar a ação deste campo vibracional.

Para o Espiritismo, isso se explica devido ao fluido vital, que conecta o espírito ao perispírito e este ao corpo físico em uma constante interação entre eles.

2. Pluralidade dos mundos habitados

Segundo revelam os espíritos, a Terra não é o único planeta habitado.

Aliás, Jesus mesmo disse: “Há muitas moradas na casa de meu Pai”.

Esse, que é um dos princípios básicos do Espiritismo, converge com a teoria do multiuniverso que existe em múltiplas dimensões, discutida pela física quântica.

Ela apresenta que não há apenas um, mas vários outros universos que, inclusive, podem coexistir.

3. Consciência

Amit Goswami, um dos principais nomes da física quântica, diz que a natureza da consciência é transcendental e que só podemos vislumbrá-la pela ação que cria os aspectos material e mental de nossos processos de observação.

Para o Espiritismo, a consciência tem relação com o desenvolvimento e individualização do princípio inteligente, que é o espírito, e que este pode ser aperfeiçoado com base nas vivências do mundo físico.

Física quântica e mediunidade

fisica quantica e espiritismo

Embora não seja algo confirmado, há uma relação entre os estudos da física quântica e a mediunidade.

A física quântica mostra que a energia não tem um comportamento contínuo.

Além disso, ela pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, comportando-se como partícula no momento da observação.

Em outras palavras, a energia pode ser influenciada, assim como o estado energético pode ser alterado.

Para entender a conexão da descoberta da física quântica com a mediunidade, vale relembrar o conceito dessa faculdade.

Como explica Kardec, a mediunidade é o dom concedido ao homem para a comunicação com o mundo dos espíritos.

Dessa forma, o médium se conecta através de energia com o plano espiritual.

Cabe acrescentar que essa transmissão é recebida pelo médium, e recebe as influências do próprio médium, dos presentes na sala e por todas as energias circundantes.

É, portanto, o mesmo princípio estabelecido pela física quântica.

Allan Kardec em O Livro dos Espíritos

Em O Livro dos Espíritos – a primeira das cinco obras fundamentais da codificação espírita, Allan Kardec aborda aspectos relacionados aos objetos de estudo da física quântica.

Como, por exemplo, a origem e natureza dos espíritos:

(Pergunta 79) “Pois que há dois elementos gerais no Universo: o elemento inteligente e o elemento material, poder-se-á dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes o são do elemento material?”
Resposta: “Evidentemente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material. A época e o modo por que essa formação se operou é que são desconhecidos.”

A ligação entre espírito e matéria, descrita na introdução do livro:

“O laço ou perispírito, que prende ao corpo o Espírito, é uma espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição do invólucro mais grosseiro. O Espírito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, porém que pode tornar-se acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede no fenômeno das aparições (…)”.

E a criação de seres orgânicos e inorgânicos:

(Pergunta 64) Vimos que o Espírito e a matéria são dois elementos constitutivos do Universo. O princípio vital será um terceiro?”
Resposta: “É, sem dúvida, um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada. É, para vós, um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são elementos primitivos, pois que tudo isso deriva de um só princípio.”

Vídeo sobre Física Quântica, Ciência e Espiritismo

Haroldo Dutra Dias, um dos estudiosos mais atuantes e mais conhecidos do Brasil, tem um vasto conhecimento sobre o assunto.

Em uma de suas palestras, ele explica a relação entre física quântica, o materialismo e a espiritualidade.

Reserve um tempo para assistir e absorver toda a sabedoria desse expoente do Espiritismo:

 

Raul Teixeira, que é licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense, faz uma analogia das energias cósmicas as energias do pensamento. Vale a pena visualizar até o final:

 

Abaixo, Divaldo Franco palestra sobre Ciência e Espiritismo:

 

Conclusão

Como disse Pasteur: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima.”

A crença não precisa nos afastar da ciência e vice-versa.

Ambas podem caminhar juntas e explicar aspectos que estão acima da realidade humana.

Nesse sentido, a física quântica traz abordagens sobre a criação, a origem e a evolução do Universo que o Espiritismo, por meio de Allan Kardec, já fazia.

É um passo importante no avanço do conhecimento e do progresso moral da humanidade.

Gostou deste conteúdo sobre física quântica e Espiritismo? Então, aproveite o espaço ao final do texto para escrever o seu comentário.

Tem outro tema que gostaria de ver por aqui? Faça uma sugestão de assunto para a nossa equipe pelo formulário de contato.

2 comentários em “Física quântica e Espiritismo: qual a relação e para que servem?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *