Pular para o conteúdo

Prece espírita: o que é? Sugestões de orações espíritas

Você sabe o que é prece espírita e como fazê-la?

Esse é o tema deste artigo.

Nas próximas linhas, além de ficar por dentro do que é prece e de como fazê-la, você encontrará sugestões de orações para pedir proteção.

Boa leitura!

O que é a prece?

A prece é uma projeção de pensamentos e expressões de sentimentos que alcançam Deus.

Ela é uma ferramenta poderosa para elevar as vibrações e atrair os bons Espíritos que vêm nos auxiliar.

A prece serve não só para pedir, mas também para agradecer e louvar.

E pode ser dirigida em benefício próprio ou de outrem, seja este encarnado ou desencarnado.

O importante é que a prece seja feita na intimidade do ser.

O que é a oração, segundo o Espiritismo?

A oração é um canal de comunicação com o Divino, ou seja, um meio de buscar a conexão com Deus.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec menciona o que é orar:

“A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nEle; é aproximar se dEle; é pôr se em comunicação com Ele”.

Oração e prece, portanto, têm o mesmo objetivo: elevar-se à Deus.

Qual a diferença entre rezar e orar?

Os termos, muitas vezes, podem confundir.

Orar, como vimos, é falar com Deus, e esse contato, na maioria das vezes, acontece de maneira espontânea.

Ou seja, com palavras que saem do coração e do pensamento, sem nenhuma regra.

Rezar, embora também seja uma forma de alcançar a Deus, é uma prática que consiste em recitar alguma oração que já existe.

A palavra, de origem latina, significa recitar, ler em voz alta.

Reuniões espíritas e a oração

As reuniões espíritas, geralmente, iniciam-se e terminam com uma prece.

A oração, nesses encontros, faz com que os presentes vibrem energias positivas.

Assim, podem entrar em sintonia com Deus e os Espíritos que o representam.

Jesus mesmo disse:

“Em qualquer lugar em que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, aí eu estarei no meio delas”.

E estar fisicamente reunido não é suficiente por si só.

É preciso se reunir espiritualmente.

E a oração viabiliza essa conexão.

A prece também é capaz de alcançar os Espíritos sofredores que estão próximos, e ajudá-los a encontrar a paz e obter a misericórdia de Deus.

Como fazer uma oração?

Os Espíritos não prescrevem nenhuma fórmula absoluta de preces.

Além disso, elas podem ser feitas em qualquer ocasião.

Nas reuniões espíritas, como vimos, é importante que seja feita a prece inicial espírita.

Para apoiar as orações daqueles que não conseguem traduzir seus pensamentos em mensagem, Kardec relaciona algumas preces em O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Ele também explica que:

“Jesus definiu claramente as qualidades da prece. Quando orardes, diz Ele, não vos ponhais em evidência; antes, orai em secreto. Não afeteis orar muito, pois não é pela multiplicidade das palavras que sereis escutados, mas pela sinceridade delas. Antes de orardes, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, visto que a prece não pode ser agradável a Deus, se não parte de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade. Orai, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu. Examinai os vossos defeitos, não as vossas qualidades e, se vos comparardes aos outros, procurai o que há em vós de mau.”

Assim, partindo dessa ideia e do pressuposto de que a oração é a prática do bem e do amor, basta que os bons sentimentos e pensamentos estejam elevados para que a conexão com Deus e os Espíritos puros aconteça.

Pai Nosso: a oração ensinada por Jesus

O Pai Nosso, também chamado de Oração Dominical, é a oração mais famosa da qual temos conhecimento.

Vinda de Jesus Cristo, ela é uma obra sublime, que se resume em um ato de adoração e submissão.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec explica o significado de cada trecho do Pai Nosso.

Em linhas gerais, a oração pede que Deus, causa primária de todas as coisas, se faça presente entre os homens e forneça o necessário para viver e resistir às forças do mal.

Ela ainda demonstra respeito às vontades Dele e suplica o perdão pelos erros cometidos.

Orar com o coração x orar repetindo palavras sem emoção

Como os Espíritos sempre disseram:

“A forma não é nada, o pensamento é tudo. Orai, cada um, segundo as vossas convicções e o modo que mais vos toca; um bom pensamento vale mais que numerosas palavras estranhas ao coração.”

Ou seja, quando orar, faça-o com o coração e fé.

As preces podem auxiliar no direcionamento da mensagem, mas não devem ser lidas sem envolvimento.

Lembre-se de que a oração tem efeito quando a comunicação verdadeira se forma com Deus e os bons Espíritos.

Exemplos de preces

Embora as preces não precisem de um roteiro, apenas de uma conexão verdadeira, algumas palavras já prontas podem ajudar no momento da oração.

Confira a seguir alguns exemplos de orações para se inspirar:

1. Sugestão de prece espírita antes de dormir

Durante o sono, enquanto o corpo se recupera, os Espíritos se fortalecem ao encontrarem outros Espíritos.

Por isso, fazer uma simples oração antes de dormir pode auxiliar neste momento:

“Minha alma vai estar por alguns instantes com os outros Espíritos. Venham os bons ajudar-me com seus conselhos. Faze, meu anjo guardião, que, ao despertar, eu conserve durável e salutar impressão desse convívio.”

2. Prece espírita que pode acalmar o coração

Em qualquer ocasião, quando o coração estiver apertado, uma boa prece pode ajudar a acalmá-lo.

Veja este exemplo de oração:

“Meu Deus, permite que os bons Espíritos que me cercam venham em meu auxílio, quando me achar em sofrimento, e que me sustentem se desfalecer. Faze, Senhor, que eles me incutam fé, esperança e caridade; que sejam para mim um amparo, uma inspiração e um testemunho da tua misericórdia. Faze, enfim, que neles encontre eu a força que me falta nas provas da vida e, para resistir às inspirações do mal, a fé que salva e o amor que consola.”

3. Prece espírita de agradecimento

Agradecer pelas graças alcançadas é um gesto de amor e respeito.

Algumas palavras que podem ser dirigidas ao Divino como gratidão são:

“Deus infinitamente bom, que o teu nome seja bendito pelos benefícios que me hás concedido. Indigno eu seria, se os atribuísse ao acaso dos acontecimentos ou ao meu próprio mérito. Bons Espíritos, que fostes os executores das vontades de Deus, agradeço-vos e especialmente a ti, meu anjo guardião. Afastai de mim a ideia de orgulhar-me do que recebi e de não o aproveitar somente para o bem.

4. Prece espírita para pedir proteção

Uma das serventias da prece é fazer pedidos.

Se quiser solicitar a proteção dos Espíritos protetores, você pode usar esta oração:

“Espíritos bem-amados, anjos guardiães que, com a permissão de Deus, pela sua infinita misericórdia, velais sobre os homens, sede nossos protetores nas provas da vida terrena. Dai-nos força, coragem e resignação; inspirai-nos tudo o que é bom, detende-nos no declive do mal; que a vossa bondosa influência nos penetre a alma; fazei sintamos que um amigo devotado está ao nosso lado, que vê os nossos sofrimentos e partilha das nossas alegrias. E tu, meu bom anjo, não me abandones. Necessito de toda a tua proteção, para suportar com fé e amor as provas que praza a Deus enviar-me.”

5. Prece espírita pela manhã

Emmanuel, por intermédio de Chico Xavier, ensina a fazer uma prece espírita ao amanhecer.

Confira um trecho da oração elaborada pelo Espírito:

“Venho, Pai, me reverenciar diante da luz que me abraça. Venho, Mestre, me colocar a disposição de amor e de paz para que minhas horas de percurso diário possam me abastecer e eu possa me dilatar em Tua direção. Venho, no íntimo de mim mesmo, pedir-te a proteção e o esclarecimento em tarefas que me permitam dilatar a minha esperança na reconstrução da minha alma e na do mundo que me acolhe. Venho, Pai, agradecer pelo alimento deste dia, pela paz da minha alma, pelos indultos que me concedes. Permita, Pai, que eu possa realizar as tarefas pretendidas e que dentro das minhas possibilidades esteja o meu crescimento como criatura infinita. Ampara-me, Pai, em minhas dificuldades. Lança-me a âncora da esperança para que eu possa querer continuar e buscar o meu fortalecimento íntimo na luta presente. Que este dia possa revelar a mim em determinação de Sua excelsa vontade […].”

6. Prece espírita para momentos de aflição

Se estiver passando por momentos de aflição, esta prece, encontrada em O Evangelho Segundo o Espiritismo, pode ajudar a dar forças para enfrentar a fase difícil:

“Deus Onipotente, que vês as nossas misérias, digna-te de escutar, benevolente, a súplica que neste momento te dirijo. Se é desarrazoado o meu pedido, perdoa-me; se é justo e conveniente segundo as tuas vistas, que os bons Espíritos, executores das tuas vontades, venham em meu auxílio para que ele seja satisfeito. Como quer que seja, meu Deus, faça-se a tua vontade. Se os meus desejos não forem atendidos, é que está nos teus desígnios experimentar-me e eu me submeto sem me queixar. Faze que por isso nenhum desânimo me assalte e que nem a minha fé nem a minha resignação sofram qualquer abalo.”

Bônus

Há também esta prece espírita por um doente para fazer pelos irmãos que estão aflitos por uma enfermidade:

“Meu Deus, são impenetráveis os teus desígnios e na tua sabedoria entendeste de afligir a (NOME) pela enfermidade. Lança, eu te suplico, um olhar de compaixão sobre os seus sofrimentos e digna-te de pôr-lhes termo. Bons Espíritos, ministros do Onipotente, secundai, eu vos peço, o meu desejo de aliviá-lo; encaminhai o meu pensamento, a fim de que vá derramar um bálsamo salutar em seu corpo e a consolação em sua alma. Inspirai-lhe a paciência e a submissão à vontade de Deus; dai-lhe a força de suportar suas dores com resignação cristã, a fim de que não perca o fruto desta prova.”

7. Prece sobre o perdão

Chico Xavier foi um importante expoente do Espiritismo e nos deixou valiosas lições, além de belíssimas orações, como esta sobre o perdão:

“Senhor Jesus! Ensina-nos a perdoar, conforme nos perdoaste e nos perdoas, a cada passo da vida. Auxilia-nos a compreender que o perdão é o poder capaz de extinguir o mal. Induze-nos a reconhecer nos irmãos que a treva infelicita filhos de Deus, tanto quanto nós, e que nos cabe a obrigação de interpretá-los na condição de doentes, necessitados de assistência e de amor. Senhor Jesus, sempre que nos sintamos vítimas das atitudes de alguém, faze-nos entender que também somos suscetíveis de erros e que, por isso mesmo, as faltas alheias poderiam ser nossas. Senhor, sabemos o que seja o perdão das ofensas, mas compadece-te de nós e ensina-nos a praticá-lo. Assim seja!”

8. Prece espírita para quem perdeu um ente querido

A despedida de um ente querido que vai para o plano espiritual é um momento de muita emoção.

Embora seja difícil encarar a partida, o Espírito que acaba de desencarnar precisa de luz para seguir em frente.

Por isso, aos que ficam podem fazer uma prece para os que se foram:

“Onipotente Deus, que a tua misericórdia se derrame sobre a alma de (NOME), a quem acabaste de chamar da Terra. Possam ser-lhe contadas as provas que aqui sofreu, bem como ter suavizadas e encurtadas as penas que ainda haja de suportar na Espiritualidade! […].”

Preces de O Evangelho segundo o Espiritismo (PDF)

A maioria das sugestões de preces deste artigo podem ser encontradas no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec.

Além delas, há muitas outras orações para diversos momentos.

A obra reúne uma coletânea de preces espíritas, divididas em cinco categorias: preces gerais, preces para si mesmo, preces pelos vivos (encarnados), preces pelos mortos (desencarnados) e preces especiais para os doentes e os obsidiados.

Para ter acesso a elas e ao conteúdo completo do livro, faça o download da versão em PDF aqui.

Conclusão

Neste artigo, vimos o que é a prece espírita e o poder que ela exerce sobre nós e o mundo espiritual.

Lembre-se sempre, ao fazer uma oração, de que a conexão com Deus precisa ser verdadeira.

Portanto, ore com o pensamento e o coração.

 

Gostou deste conteúdo sobre prece espírita? Então, aproveite o espaço ao final do texto para escrever o seu comentário.

Tem outro tema que gostaria de ver por aqui? Faça uma sugestão de assunto para a nossa equipe pelo formulário de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *