Pular para o conteúdo

Transmissão de pensamento segundo o Espiritismo: como acontece?

Transmissão de pensamento, segundo o Espiritismo: como acontece?

A transmissão de pensamento, segundo o Espiritismo é muito relevante, mas ainda é um tema envolto em grande mistério para muitos indivíduos.

Muitos seres não compreendem a grande importância de manter uma mente equilibrada e elevada a fim de conquistar o avanço espiritual.

Por isso, este é um tema muito relevante no Espiritismo, que busca proporcionar a sabedoria necessária para que os pensamentos sejam aprimorados e benevolentes.

Neste post, vamos explicar como acontece a transmissão de pensamento no Espiritismo e como ela pode influenciar diretamente nos acontecimentos de nossas vidas.

Continue a leitura até o final!

Transmissão de pensamento no Espiritismo

Transmissão de pensamento no Espiritismo

De acordo com a Doutrina Espírita, a saúde mental do indivíduo é determinante para o sucesso ou fracasso de seu avanço espiritual.

Afinal, cada pensamento resulta em uma vibração energética que se liga a campos vibracionais semelhantes.

Por isso, muitos espíritos desencarnados fazem uso da transmissão oculta de pensamento a fim de realizar sugestões e influências que podem ser positivas ou negativas.

Estes seres podem ser benfeitores espirituais ou criaturas que guardam mágoas profundas de acontecimentos de vidas passadas e almejam prejudicar-nos em nossa trajetória atual.

O sucesso dessas investidas é determinado pela qualidade energética de nossos pensamentos, que só se conectam com ideias afins.

Contudo, a transmissão de pensamento no Espiritismo não se restringe à relação de espíritos encarnados e desencarnados.

É o que veremos no tópico seguinte.

O que é transmissão de pensamento?

A transmissão de pensamento, como o próprio nome sugere, pode ser definida como uma ideia que surgiu em um campo mental e foi direcionada a outro sem que houvesse comunicação prévia.

Um exemplo disso é quando pensamos em ligar para um amigo que não falamos há algum tempo e, no mesmo dia, este amigo nos telefona.

Ou seja, nossa vibração influenciou a atitude de outra pessoa, que se colocou disponível a se conectar com ela.

Contudo, nem sempre isso é positivo, pois um pensamento ruim também pode ser transmitido e captado, resultando em desequilíbrio da vítima e do remetente da ideia.

O que significa o pensamento para o Espiritismo?

Transmissão de pensamento

De acordo com o Espiritismo, o pensamento engloba todas as nossas ideias, emoções e sentimentos.

Ele elabora imagens e influências com o objetivo do cumprimento de metas que se propõe a conquistar.

Portanto, quando o pensamento está alinhado às Leis de Deus e é edificante, proporciona harmonia e felicidade.

Contudo, quando ele se mostra desequilibrado, resulta em aflição e tristeza.

Os bons e maus pensamentos estão relacionados às nossas crenças individuais e coletivas.

Por isso, é necessário aprimorar cada vez mais nossa maneira de ver a vida para que sugestões positivas sejam atraídas, repelindo as ideias negativas.

O que significa telepatia?

A telepatia é a comunicação instantânea entre dois (ou mais) indivíduos, possibilitando que um compreenda a linguagem da mente do outro.

Dessa forma, os espíritos fazem a projeção dos próprios pensamentos ao outro com a intenção de estabelecer contato e promover influência.

Neste momento você deve estar se perguntando como usar telepatia, não é mesmo?

Saiba que inconscientemente todos usamos essa metodologia de comunicação, contudo, a consciência é importante para que ela seja utilizada de forma benéfica.

Afinal, por intermédio dela muitas ideias são difundidas e captadas por outras mentes que se encontram em sintonia com essas projeções mentais.

Portanto, o estado de vigília é indispensável para que a comunicação mental proporcione sabedoria, instrução e felicidade.

O poder do pensamento espírita e da prece

O que significa o pensamento para o Espiritismo?

A importância da prece é incontestável na Doutrina dos Espíritos, e incontáveis bênçãos são conquistadas diariamente em decorrência dela.

Afinal, o ato da prece nos faz ter pensamentos elevados e intenções benevolentes, corroborando em crenças mais sábias, repletas de amor, compaixão e resignação.

Isso significa que ela é capaz de permitir que os espíritos amigos se aproximem e influenciem positivamente nossas ideias, impedindo atitudes equivocadas.

O poder do pensamento espírita é imensurável e afasta as sugestões inferiores que almejam nos deprimir e desesperar.

Portanto, é necessário que a prece sincera seja realizada constantemente a fim de nos proteger e orientar ao caminho da libertação espiritual.

Uma sugestão poderosa é a prática do Evangelho no Lar.

Os Espíritos agem sobre os fluidos espirituais, não os manipulando, como o homem manipula os gases, mas com o auxílio do pensamento e da vontade.

O pensamento e a vontade são para os Espíritos o que a mão é para o homem. Pelo pensamento, eles imprimem a esses fluidos tal ou qual direção; aglomeram-nos, combinam-nos e os dispersam; com eles formam conjuntos, tendo uma aparência, uma forma, uma cor determinadas; eles mudam as suas propriedades, como o químico muda as dos gases e de outros corpos, combinando-as segundo certas leis. É o grande atelier ou o laboratório da vida espiritual.

Por vezes essas transformações são o resultado de uma intenção; muitas vezes são o produto de um pensamento inconsciente.

Basta ao Espírito pensar em uma coisa para que essa coisa se produza, como basta modular uma área para que essa ária repercuta na atmosfera.

Sintonia de pensamentos entre duas pessoas: existe?

Transmissão de pensamento

A sintonia de pensamentos entre duas pessoas existe quando encontram-se em harmonia e entendimento.

Ou seja, ambos devem compartilhar de vibrações mentais semelhantes em relação a suas emoções, anseios e princípios.

Muitas pessoas podem se questionar como entrar na mente de uma pessoa a distância.

A resposta para essa pergunta depende de uma série de variáveis, e a principal delas é a intenção de quem almeja compartilhar sua imagem mental com o outro.

Afinal, quando o anseio é positivo, a probabilidade de estabelecimento de conexão aumenta, a depender da vibração do destinatário.

No entanto, caso o objetivo da transmissão de pensamento seja o cometimento do mal, o sucesso só se dará quando o outro indivíduo colocar-se aberto a tais influências.

Logo, podemos concluir que essa sintonia só acontece quando ambos estão em acordo mútuo e dão abertura para esta comunicação não verbal.

Podemos ter como referência para compreender melhor esto, na Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1864 > Dezembro > Da comunhão do pensamento

Comunhão de pensamento quer dizer pensamento comum, unidade de intenção, de vontade, de desejo, de aspiração. Ninguém pode desconhecer que o pensamento é uma força. É, porém, uma força puramente moral e abstrata? Não, pois do contrário não se explicariam certos efeitos do pensamento e, ainda menos, da comunhão de pensamentos. Para compreendê-lo é preciso conhecer as propriedades e a ação dos elementos que constituem nossa essência espiritual, e é o Espiritismo que no-las ensina.

O pensamento é o atributo característico do ser espiritual. É ele que distingue o espírito da matéria. Sem o pensamento, o espírito não seria espírito. A vontade não é um atributo especial do espírito; é o pensamento chegado a um certo grau de energia; é o pensamento transformado em força motriz. É pela vontade que o espírito imprime aos membros e ao corpo movimentos num determinado sentido.

Palestras espíritas sobre pensamento

A fim de conhecer melhor sobre como acontece a transmissão de pensamento no Espiritismo, vamos citar algumas palestras que abordam o assunto.

Assistir a estes conteúdos é uma maneira muito sábia de compreender o funcionamento e a força da mente em nosso cotidiano e como ela influencia nos acontecimentos.

Acompanhe!

O pensamento na obra de André Luiz, por Haroldo Dutra

Neste vídeo, Haroldo Dutra, um dos principais divulgadores da Doutrina Espírita, explica o que é o pensamento na obra de André Luiz.

Ele ensina que o pensamento não é somente produto do intelecto, mas algo mais amplo.

Trata-se de uma matéria mental que engloba todas as ideias, emoções e sentimentos, tanto conscientes quanto inconscientes.

Assista:

Como o poder da mente pode interferir, por Divaldo Franco

Na palestra a seguir, o médium Divaldo Franco explica como o pensamento pode interferir nos acontecimentos do dia a dia.

Ele esclarece que uma mente mal orientada, embasada na raiva, inveja e orgulho, por exemplo, é capaz de causar grandes catástrofes.

Além disso, essa influência negativa reverbera não só na vida de quem pensa, como na de quem é vítima de um pensamento infeliz.

Assista:

Transmissão do pensamento, por Hélio Blume

No estudo demonstrado na palestra a seguir, Hélio Blume esclarece, de acordo com a obra de Allan Kardec, a importância da ação da prece.

Afinal, ela é capaz de aprimorar os pensamentos e promover maior intimidade com o Criador.

Além disso, impede que a mente fique povoada de ideias negativas e egoístas, abrindo caminho para a compaixão, o amor e a caridade.

Assista:

Conclusão

Como vimos, a transmissão de pensamento no Espiritismo é uma ação extremamente poderosa e transformadora.

Portanto, deve ser realizada com o máximo de cautela, amor e respeito ao próximo.

Além disso, é fundamental aprimorar cotidianamente a qualidade das imagens, ideias e emoções provenientes do campo mental.

Para isso, é necessário rever crenças e conceitos que podem ser auto destrutivos e prejudiciais ao próximo.

Somente a prática do perdão e da caridade são capazes de proporcionar a tranquilidade da justiça.

Então, gostou do nosso conteúdo sobre a transmissão de pensamento?

Deixe um comentário no espaço ao final do texto e divida sua opinião.

Se quiser ver algum outro tema por aqui, faça sua sugestão no nosso formulário de contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *