Pular para o conteúdo

Reencarnação existe? O que é, o que diz a Bíblia, para que serve?

Afinal, o que é reencarnação? Existe vida após a morte? Para que serve? Você conhece a diferença entre reencarnação e ressurreição? Tire suas dúvidas e entenda mais sobre o assunto neste artigo que preparamos para você.

Reencarnação, o que é?

Antes de apresentar a Reencarnação como um dos princípios básicos da Doutrina Espírita, Allan Kardec, seu insigne codificador, apontou que esta verdade só poderia ser aceita ou entendida se antes conhecêssemos as “Causas primárias”, ou seja, o que é Deus, os elementos gerais do Universo (criados por Ele) que são o Espírito e a Matéria e, consequentemente onde habitam e interagem estes elementos, que são os mundos ou planetas.

Espírito e Matéria

Reunidos assim, esses elementos em um só local, Espírito e Matéria estão sujeitos às leis universais, conhecidas como Leis Naturais (físicas) e Leis Morais (abstratas) sob a incessante Lei de Atração das criaturas ao Criador, ou seja, a lei de evolução a que estamos todos sujeitos.

Assim, conhecendo esses princípios e após um exame de lógica e razão, decorre que os Espíritos podem habitar os mundos físicos utilizando-se de invólucros semimateriais (períspirito) derivados destes mundos que os ligam ao corpo físico (matéria).

Depois desta encarnação, voltariam ao mundo espiritual (erraticidade). Lembrando que a matéria (corpo físico) é finita e temporária e o Espírito é um ser imortal que, após sua criação, desfruta da eternidade.

Lei da Evolução

Para nossa evolução, para crescermos espiritualmente em conhecimento e sabedoria, ética e moral e sobretudo no desenvolvimento do amor, necessitamos de experiência(s).

Mas não de uma só vinda ao mundo material, mas por várias vezes, dando ensejo ao nosso progresso individual.

Na medida que progredimos como seres únicos, na somatória dos habitantes do nosso planeta (ou mundo) evoluímos também de forma global, como humanidade.

Sendo assim, a alma passa por muitas existências corporais (Livro dos Espíritos, perg. 166b) para seu aprimoramento e depois de haver deixado o corpo (morte) toma outro (renascimento). A cada nova existência (vida na Terra) dá um passo para adiante na senda do progresso.

Leia também: Propósito de vida: Como definir o seu propósito? Exercícios e Inspirações

Diferença entre Reencarnação e Ressurreição

A Reencarnação difere da Ressurreição sob o ponto de vista científico pois a ideia da ressurreição é que ela acontecerá “no final dos tempos” e que os mortos retornariam aos seus antigos despojos corporais para o acerto de contas com a Divindade.

A ressurreição é uma impossibilidade cujo fundamento está na dispersão dos elementos constitutivos de um corpo humano que viveu há muitos anos atrás, sua decomposição e desagregação molecular assim como sua dispersão na natureza.

A reencarnação acontece a todo instante, e a alma ou espírito toma um corpo novo e estabelece uma nova etapa de vida na Terra.

O Espírito São Luiz esclarece (Livro dos Espíritos, perg. 1010) que o termo ressurreição exprime uma linguagem figurada ou alegórica do fenômeno reencarnatório na teologia cristã.

Para que serve a Reencarnação?

Vimos que a reencarnação é o mecanismo divino da evolução espiritual.

Reencarnação ou encarnação? Existe diferença?

O termo encarnação refere-se à entrada do Espírito na carne (corpo físico) e reencarnação constitui uma nova oportunidade de habitar um novo corpo e isto acontece inúmeras vezes.

Quantas vezes um Espírito pode reencarnar?

Não existe um número determinado de vezes que poderemos reencarnar (neste ou em outros planetas) já que o progresso, objetivo final da reencarnação, é quase infinito (Livro dos Espíritos, perg. 169).
Dessa forma, aquele que faça esforço para melhorar e progredir terá um número de encarnações menor do que aquele espírito que insiste em não operar em si o conhecimento, o bem e o amor, retardando o desenvolvimento das asas da razão e do sentimento para voos espirituais elevados.

Como acontece a reencarnação?

No instante da morte, a alma se separa do corpo e volta a ser Espírito (Livro dos Espíritos, perg. 149) seus laços com o envoltório material vão se desprendendo aos poucos até sua completa efetivação.

No retorno do Espírito ao mundo corporal, o processo é semelhante, assim como sabemos que um dia iremos morrer (desencarnar, sair da carne) os Espíritos pressentem o momento da nova encarnação (Livro dos Espíritos, perg. 330) sofrendo momentos de perturbação em ambos os casos.

Deixemos bem claro que a alma se une ao corpo no momento da concepção e se completa por ocasião do nascimento (Livro dos Espíritos, perg. 344) esses laços vão se apertando aos poucos, por isso podem se romper por vontade do Espírito reencarnante, por problemas naturais da gestação ou pode constituir-se em crime se for realizado através de um aborto provocado (Livro dos Espíritos, perg. 358).

Reencarnação e Espiritismo

Quando, por toda parte, a lei de Deus servir de base à lei humana, os povos praticarão em si a caridade, o bem e viverão fraternalmente na Terra e este é o objetivo do Espiritismo em que o conhecimento da reencarnação será fundamental para que isto ocorra (Livro dos Espíritos, perg. 789) pois assim saberemos que as posições e facilidade sociais exercidas por nós hoje podem estar completamente diferentes na próxima oportunidade daqui a alguns anos, exigindo-nos o exercício do amor e da caridade para com o próximo ininterruptamente.

Leia também: Espiritismo: o que é, história, fundamentos e principais obras

Reencarnação e Ciência

Espiritismo e Ciência caminham juntos, a função das duas verdades se acham alicerçadas nos princípios da racionalidade, da lógica, da ética e acima de tudo na experiência.

Todos os postulados da Doutrina Espírita têm sido comprovados pela ciência.

Leia também: Mediunidade: Tipos, Exemplos, Como Desenvolver e Livros Confiáveis

Reencarnação na Bíblia

No Evangelho de João, 3: 3 a 7 o diálogo de Jesus com Nicodemos é claro quando o Emissário do Amor compartilha com o cobrador de impostos que é “necessário nascer de novo” para ver o Reino de Deus.

E é incomparável quando o Divino Mestre esclarece aos discípulos que João Batista era a reencarnação de Elis, o profeta, conforme assinala Mateus 17 9 a 13. O Livro Sagrado está repleto de citações sobre a reencarnação, às vezes travestida de erros acidentais ou de traduções e versões de conveniência.

Perguntas e dúvidas frequentes sobre a Reencarnação

O número de encarnações é o mesmo para todos os Espíritos? Ela um dia acaba?

Sendo o objetivo da reencarnação o progresso dos Espíritos, criados simples e ignorantes, são viajores de muitas romagens na senda da perfeição de volta ao Criador.

Quando o Espírito atinge um certo grau de perfeição, não precisa mais de reencarnar e só o faz, por missão, como foi o caso de Jesus Cristo (Livro dos Espíritos, perg. 178).

Nossas diversas existências não se verificam todas na Terra, “vivemo-las em diferentes mundos e as que aqui passamos não são as primeiras nem as últimas, são, porém, das mais materiais e das mais distantes da perfeição” (Livro dos Espíritos, perg. 172).

O Espírito reencarnará sempre no mesmo sexo?

Para nosso desenvolvimento, poderemos reencarnar como homem ou mulher dependendo de nossas provas e expiações (necessidades) pois o Espírito não tem sexo (como o entendemos).
Em ambos sexos podemos exercer o amor, a razão, o sentimento e experienciar os valores e dificuldades de cada um.

Afinal, porque não lembramos de nossas vidas passadas?

Quando retornamos ao corpo físico, sofremos o que chamamos de “choque anímico” e redução temporária do períspirito fazendo com que não lembremos das outras vidas que vivemos anteriormente.

Isto tem razões físicas e espirituais, pois as lembranças do passado poderiam nos atrapalhar, como perpetuar um ódio antigo, mas ainda assim, conservamos impressões, tendências instintivas e reminiscências do passado.

Temos exemplo de crianças prodígio que são inexplicáveis do ponto de vista científico, mas que são amplamente aceitas quando analisadas sob o manto da reencarnação.

Leia também: Perdão faz bem! Mas, como perdoar? Histórias Reais e o Perdão na Bíblia

 

8 Sugestões de livros sobre Reencarnação

  1. Livro do Espíritos – Allan Kardec
  2. A Reencarnação – Gabriel Delanne
  3. Temas da Vida e da Morte – Divaldo Pereira Franco / Manoel P. Miranda
  4. Párias em redenção – Divaldo Pereira Franco / Victor Hugo
  5. O Consolador – Francisco C. Xavier / Emmanuel
  6. Missionários da Luz – Francisco C. Xavier / André Luiz
  7. Entre a terra e o céu – Francisco C. Xavier / André Luiz
  8. 20 Casos sugestivos de reencarnação – Ian Stevenson

5 Sugestões de filmes sobre Reencarnação

  1. Nosso Lar
  2. Divaldo: O Mensageiro da Paz
  3. As mães de Chico Xavier
  4. Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito
  5. Causa e Efeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *