Livros Espíritas Infantis: 11 dicas de literatura espírita para crianças

Os Livros Espíritas Infantis têm um papel fundamental na Literatura Espírita e na educação das crianças educadas sob as luzes da Doutrina Espírita.

Pois a criança em desenvolvimento está propensa à absorção de conteúdos que preencham sua necessidade de conhecimentos.

E os Livros Espíritas Infantis trazem, na sua maioria, histórias interessantíssimas que falam da imortalidade da alma, da reencarnação, da vida e morte no corpo e muitos outros temas, de forma atraente e divertida.

Espiritismo para crianças: o papel dos livros espíritas infantis

livros espíritas infantis

O papel dos Livros Espíritas Infantis é de grande valia, principalmente porque na atualidade, a sociedade como um todo, vem se direcionando para a diluição da família e o livro espírita, por trazer conteúdos de cunho moral e abordar os ensinos do Mestre Galileu, faz-se um convite constante à união, à convivência pessoal.

E mesmo em meio da loucura das grandes metrópoles, ou na insensatez de sermos possuídos em tempo integral pela tecnologia e pelas redes sociais, que vem solapando nossas oportunidades de conviver uns com os outros, através dos livros espíritas e dos livros espíritas para crianças, temos o ensejo de resgatar estes hábitos saudáveis, que nunca serão ultrapassados.

Pelo contrário, justamente nos dias da atualidade, em que a sociedade se converte em tecnologia e experimentamos todos, o período das Vidas Vazias de sentido emocional.

Onde nos encontramos repletos de bens, porém vazios de sentido existencial, em razão de que somente “os valores da alma” são capazes de nos preencher as vidas, tornando-nos plenos, ricos e repletos de sentido em nossas vidas.

Justamente neste momento, o Livro Espírita, e em particular o Infantil, torna-se instrumento poderoso e valioso para a construção de bases para as famílias, que poderemos deixar um pouco de lado a tecnologia para entregar-se à convivência fraternal, recuperando e reconstruindo os valores, que as últimas décadas fomos perdendo, enquanto família.

Leia também: Espiritismo para Crianças

Livros espíritas infantis por faixa etária

Livros espíritas infantis por faixa etária

Os Livros espíritas infantis são confeccionados e distribuídos por faixa etária. É muito importante observar a faixa etária do leitor que se pretende atingir, pois corremos o risco de tornar a leitura incompreensível ou monótona, nem tanto pelo conteúdo, mas principalmente pela forma de abordagem, que deverá sempre ser no nível do leitor.

Algumas federações espíritas de estados brasileiros, possuem ampla literatura espírita infantil, e destaca na capa a faixa etária abrangente, como é o caso da FERGS, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul, entre outras

Interessante notar que cada história narrada no livro espírita infantil, vai despertando na criança novas curiosidades. Ela começa e demonstrar interesse pelo estado de coisas, pela situação de determinado personagem, em razão de ações que ele teve.

Seu desencarne e a forma como a vida continua no mundo espiritual e de como ele prossegue no “além túmulo”, despertando cada vez mais a curiosidade da criança em saber o quê acontece e como acontece.

Leia também: Ensinamentos de Jesus: As 10 maiores lições do Cristo

Clubinho do livro espírita: o que é, como funciona?

Há também o Clubinho do Livro Espírita, da FEB – Federação Espírita Brasileira, que em recente divulgação veio informar o lançamento do clubinho, onde é possível fazer-se uma assinatura anual, e passar a receber no endereço indicado um Livro Espírita Infantil a cada mês, pelo período de um ano.

Poder-se-á contar com esta literatura segura, no sentido de que a FEB, através do seu departamento editorial, possui um rigoroso controle de tudo que por esta instituição veneranda é publicado, auxiliando aos pais e educadores com conteúdos de cunho moral elevado, com conteúdos infantis, à luz do Evangelho de Jesus.

Clube do livro infantil espírita

Quem tem a assinatura, todo mês recebe um kit com 10 itens ótimos para evangelização ou Evangelho no Lar, tudo em 3 idiomas (português, espanhol e inglês).

Saiba mais: https://www.kitevangelho.com/

Evangelização espírita infantil: como funciona e qual é a importância?

livrinhos espiritas criancas

Podemos também destacar nesta área de educação espírita infantil, a Evangelização Espírita Infantil, realizada em sua maioria, nas sociedades espíritas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, visando evangelizar crianças e jovens sob a ótica da doutrina espírita e à luz dos ensinamentos de Jesus Cristo.

A evangelização espírita é sem dúvida um grandioso agente auxiliador de pais e educadores, por proporcionar o esclarecimento das crianças, através de atividades lúdicas, divertidas, pela convivência harmônica com outras crianças, no ambiente das sociedades espíritas, de harmonia, equilíbrio e paz.

Normalmente ocorre em encontros semanais, e no grupo, são abordados temas diversos, que atendem a uma programação adredemente elaborada por voluntários da área da educação e com conhecimento espírita profundo.

Através de histórias, de tarefas diversas, de artesanato, teatro, música, etc… com o cuidado de sempre trazer o evangelho, as lições profundas de Jesus, que paulatinamente vão sendo incorporadas ao quotidiano destas crianças e destes jovens e que ao mesmo tempo, também poderão ser introduzidas nos lares.

Levando hábitos novos, como a oração, por exemplo, para dentro dos lares e desta forma, aos poucos, a Evangelização vai se transformando em luz que passa a banhar a todos nós e aos nossos lares, trazendo de volta ás nossas vidas, Jesus, porém o Cristo descrucificado e perfeitamente ao alcance de todos nós, por ser o amigo com quem podemos contar.

Leia também: Propósito de vida: Como definir o seu propósito? Dicas e Inspirações

Aulas de evangelização espírita infantil

Aulas de Evangelização Espírita Infantil podem ser preparadas sem muitas dificuldades, em razão de que temos hoje um arsenal de material didático à disposição nos sites das Federações Espíritas dos estados brasileiros, e também da FEB-Federação Espírita Brasileira.

É inegável que se trata de grande desafio elaborar aulas para envolver as crianças sem que se torne maçante e enfadonho o aprendizado.

Este, aliás é o grande desafio do evangelizador infantil, tornar atrativa a sua atividade e para isso, poderemos evocar a figura dos grandes educadores que se valiam da natureza, dos espaços amplos, a exemplo de Pestalozzi, de Allan Kardec, de Montessori e mais recentemente de Eurípedes Barsanulfo, no colégio Allan Kardec.

Atividades para evangelização espírita infantil

A criatividade é um ingrediente que o evangelizador poderá e deverá abusar, buscando nas atividades mais diversas, motivações de cunho moral, adaptando nas diversas atividades da vida quotidiana, como por exemplo ao preparar um singelo alimento.

Comparando os ingredientes para preparação do alimento, ao amor, ao carinho, ao respeito, como se uma pitada de um, fosse deixar o prato mais saboroso e assim por diante.

Sempre visando envolver o evangelizando nas tarefas, para que ele, cada vez mais se sinta parte integrante do processo, sentindo-se, desta forma, importante, como realmente o é.

O Departamento de Infância e Juventude da FEB tem um site com brincadeiras, informações, textos doutrinários e materiais de apoio para evangelização, sendo mais uma ferramenta de divulgação da Doutrina Espírita em um espaço destinado a todos os públicos, com atenção especial à criança, ao jovem, à família e ao evangelizador.

Saiba mais: https://www.dij.febnet.org.br/blog/evangelizacao-espirita/downloads-turma-da-paz/

Livros espíritas infantis: os 11 melhores para dar de presente

Livros espíritas para crianças

Podemos citar alguns livros espíritas infantis que abordam temáticas espirituais de grande interesse das crianças e que se convertem em material de auxílio para a abordagem destes intricados temas, de forma lúdica e agradável. São eles:

1. O Evangelhinho, segundo o Espiritismo

Um dos livros espíritas infantis é “O Evangelhinho, segundo o Espiritismo”, que traz através de uma linguagem muito simples, explicações sobre as parábolas ensinadas por Jesus, além de facilitar o entendimento acerca dos ensinamentos evangélicos e do Novo Testamento sob a perspectiva da Doutrina Espírita.

Saiba mais: https://www.boanova.net/produto/evangelhinho-segundo-o-espiritismo-o-63771

2. Outro Lar: uma viagem de muitos ensinamentos

Com alguns personagens da Turma da Mônica, fazendo analogia a obra Nosso Lar, psicografada pelo Médium Francisco Cândido Xavier, esta animada turminha, se utiliza de analogias para explicar a vida no mundo espiritual, desdobrar questões complexas da obra original e trazer de forma muito simples algumas aventuras transcorridas no mundo dos Espíritos.

Saiba mais: https://www.boanova.net/produto/outro-lar-uma-viagem-de-muitos-ensinamentos-turma-da-monica-81575

3. Minha amiga Joanna de Ângelis

Para as crianças que gostam de uma boa aventura, esse é um dos livros espíritas infantis que promete que uma superaventura está por começar. Uma viagem ao longo dos séculos para aprender muitas lições de amor com Joanna de Ângelis e seus amigos. Contém várias atividades para aprender o Evangelho com a mais nova amiga: Joanna.

Saiba mais: https://www.livrarialeal.com.br/infantil/infantis/minha-amiga-joanna-de-angelis-1-ed.html

4. Meus amigos Divaldo e Nilson

O livro apresenta duas incríveis historinhas de coragem e perseverança para aprender muitas lições de amor com os amigos: Divaldo e Nilson.

Dentre os livros espíritas infantis é uma fonte de diversão através de aventuras vivenciando o Evangelho de Jesus.

Saiba mais: https://www.livrarialeal.com.br/livros-por-espirito/infantil/meus-amigos-divaldo-e-nilson-ed-1.html

5. A Casa do Codificador

O mistério das mesas girantes, com a companhia do personagem Scooby e seus amigos, que fazem uma viagem pela cidade do codificador do espiritismo, buscando investigar, a exemplo do que fez Allan Kardec, buscando as respostas dos desencarnados sobre as mais diversas questões da vida e da morte.

6. Chico Xavier e seus ensinamentos

Trazendo através dos personagens da Turma da Mônica o contato com os ensinamentos do Médium Francisco Cândido Xavier, um dos maiores e mais dedicados médiuns do século dezenove, através dos personagens de Mauricio de Souza, as crianças podem entender a vida simples do homem do interior de Minas Gerais que escolheu seguir a Jesus e dar a sua vida em nome da caridade para com os necessitados de toda ordem e os caídos do caminho.

Saiba mais: https://www.boanova.net/produto/chico-xavier-e-seus-ensinamentos-turma-da-monica-71161

7. Evolução dos Mundos

Nesta obra, temos a presença da família dos Flintstones e também dos animados Scooby-Doo e sua turma que vem explicar a evolução dos mundos, a classificação dos mundos habitados, desde os mundos primitivos até os mundos regenerativos, com aventuras variadas que facilitam a compreensão com muita diversão.

Uma opção muito bacana para quem tem interesse em livros espíritas infantis.

8. Magali em outras vidas

Através dos personagens da Turma da Mônica, a história traz uma narrativa romântica, mas com doses de bom humor para explicar a reencarnação e como os nossos gostos, medos, tendências, teriam origem em outras vidas.

Uma das opções de livros espíritas infantis que é uma viagem entre os tempos e existências da Magali para explicar de forma didática o processo de reencarnação.

Saiba mais: https://www.boanova.net/Produto/magali-em-outras-vidas-turma-da-monica-70870

9. Espírito dos animais

Trazendo através dos personagens da turma do Manda-Chuva e interagindo com os detetives da Máquina do Mistério em aventuras surpreendentes com a temática espírita.

O livro gira em torno da evolução dos animais, cujas perguntas abordam sobre a alma dos pets e se eles são responsáveis pelas “assombrações” que estão preocupando os moradores do bairro.

10. Os Felizes

Este livro espírita infantil narra uma aventura de um casal muito bondoso e alegre, que eram chamados pelos vizinhos de “schastlivyy”, palavra russa que significa “felizes”.

Apaixonados pelo Brasil, o casal fará uma incrível viagem a fim de conhecer a Mansão do Caminho, e os seus nobres fundadores, tio Divaldo e tio Nilson. É nessa aventura que eles conhecerão três irmãos dotados de superpoderes.

Saiba mais: https://www.livrarialeal.com.br/livros-por-espirito/infantil/os-felizes-ed1.html?codbar=9788582662182

11. O Anjo Da Misericórdia

Nesta belíssima historinha, os leitores serão apresentados a alguns dos Anjos que o Mestre Jesus trouxe enquanto estava no planeta Terra. Estes Anjos – que muito aprenderam com o Amigo Jesus – têm muito a ensinar.

Um dos livros espíritas infantis que traz uma excelente história de amor à humanidade!

Saiba mais: https://www.livrarialeal.com.br/livros-por-espirito/amelia-rodrigues/o-anjo-da-misericordia-ed1.html

Conclusão: Importância da literatura espírita infantil

espírita infantil

Ao concluir este artigo, desejamos ressaltar o excelente trabalho realizado nas sociedades espíritas espalhadas pelo mundo.

Contando com a boa vontade, o empenho e a dedicação de dedicados servidores do Cristo, que, abnegados se lançam á preparar as atividades que irão envolver, cativar e conquistar as crianças e os jovens, ocupando-lhes boa parte do tempo, que muitas vezes ficando ocioso, abre porta para condutas esdrúxulas que acabam por desviar o rumo de muitas existências, comprometendo os excelentes programas elaborados pelos benfeitores da humanidade.

Investir na Evangelização Espírita Infantil é proporcionar a presença de Jesus nas vidas, é também abrir a porta de nossos lares, para que Jesus adentre e tome conta de nossas famílias.

Todo lar que investe na educação, na evangelização das crianças passa a ser um polo de luz, iluminando não apenas aos próprios integrantes, como também todo o quarteirão onde se encontra localizado o lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *