Precisando fazer uma prece de encerramento, mas não sabe como executá-la?
Este artigo é exatamente o que você procura.
Nos próximos tópicos, abordaremos o que é a oração de encerramento e como fazê-la, além de preces para você utilizar.
Continue lendo o conteúdo até o final!
Prece de encerramento: o que é?
Vamos iniciar pela explicação.
A prece de encerramento é uma oração realizada para finalizar reuniões espíritas e cultos no lar.
Habitualmente, a oração de encerramento pode ser feita com preces espíritas escritas, isto é, com mensagens prontas que, na maioria dos casos, foram enviadas pela Espiritualidade ou de forma espontânea, vindo do coração.
Cabe acrescentar que, como descreve Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, Parte Terceira – Capítulo II, Questão 659:
“A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nele; é aproximar se dele; é pôr se em comunicação com ele.”
Para que serve a prece de encerramento?
A prece de encerramento, como vimos, é apropriada para encerrar as reuniões espíritas e cultos no lar.
Entretanto, seu objetivo vai além de um recurso do roteiro.
A oração tem o poder de inspirar boas vibrações. Ao ser dita, ela ajuda os presentes a elevar os pensamentos e se conectar com Deus.
O momento é ainda oportuno para demonstrar gratidão aos bons espíritos pela ação durante a reunião e pedir seu acompanhamento para os momentos seguintes.
Como fazer uma prece espírita de encerramento?
Como Kardec menciona em O Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. XXVIII, item 1), “os Espíritos não prescreveram qualquer fórmula absoluta de preces.”
Dessa forma, não há uma regra de como fazer a oração de encerramento, apenas que seja realizada de maneira sincera.
Contudo, para orientar aqueles que querem fazer uma prece espírita de encerramento, há diversas mensagens que podem ser citadas e aperfeiçoadas com seus próprios sentimentos.
Elas ajudam a guiar as ideias, de modo que os bons sentimentos e pensamentos venham à tona.
Como encerrar o evangelho no lar?
O Evangelho no Lar é uma prática que consiste na leitura e estudo do Evangelho em casa.
A obra O Evangelho Segundo o Espiritismo serve de recurso para os espíritas estimularem e fortalecerem o aprendizado.
Inclusive, no livro, há um roteiro de como fazer o Evangelho no Lar.
Além das orientações de frequência e local adequado, o script também aborda os passos que precisam ser percorridos durante a prática, incluindo o encerramento.
Conforme as recomendações, deve-se fazer uma rogativa a Deus, Jesus, aos Espíritos do Bem, aos familiares e em favor da harmonia no lar, estendendo-se também à paz pelo mundo.
E, para finalizar, uma prece de agradecimento aos Benfeitores Espirituais.
Prece final para reunião espírita
Como já mencionamos, há diversas preces que podem ser recitadas para encerrar reuniões espíritas.
No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec destina um capítulo (o XXVIII) específico para uma coletânea de preces.
Uma delas é destinada ao encerramento de reuniões espíritas.
Veja a oração:
“Agradecemos aos bons Espíritos que vieram se comunicar conosco; rogamo-lhes que nos ajudem a colocar em prática as instruções que nos foram dadas, e que cada um de nós, ao sair daqui, se sinta fortalecido para a prática do bem e do amor ao próximo.
Desejamos igualmente que suas instruções sejam proveitosas aos Espíritos sofredores, ignorantes ou viciosos, que puderam assistir a esta reunião, e para os quais suplicamos a misericórdia de Deus.”
E como fazer a abertura de uma reunião espírita?
Para abrir reuniões espíritas, o processo é parecido com o de encerramento.
Ou seja, é possível utilizar preces já escritas.
Nesse caso, as mensagens usadas costumam ser pedidos de proteção dos Benfeitores Espirituais para a realização da reunião.
4 preces espíritas para todos os momentos
Além do encerramento e abertura de reuniões e cultos no lar, as preces podem ser feitas a qualquer momento, seja para pedir, agradecer ou louvar.
Confira a seguir quatro opções de orações para ocasiões diversas:
1. Prece de Cáritas
“Deus nosso Pai, que Sois todo poder e bondade, dai força àqueles que passam pela provação, dai luz àqueles que procuram a verdade, e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus, dai ao viajante a estrela Guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito, a verdade, à criança o guia, ao órfão, o pai. Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e esperança para aqueles que sofrem. Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores, derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé.
Deus, um raio, uma faísca do Vosso divino amor pode abrasar a Terra, deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos.
Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição, queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.
Deus, dai-nos a força no progresso de subir até Vós, dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.”
2. Prece a Bezerra de Menezes
“Nós Te rogamos, Pai de infinita bondade e justiça, as bênçãos de Jesus Cristo, através do Espírito Bezerra de Menezes e sua legião de companheiros. Que eles nos assistam, Senhor, consolando os aflitos, curando os que se tornem merecedores, confortando aqueles que têm provas e expiações por passar, esclarecendo aos que desejam obter conhecimento espiritual e assistindo a todos os que apelem para o Teu infinito amor. Jesus, divino portador da graça e da verdade, estende tuas mãos dadivosas em socorro daqueles que te reconhecem como despenseiro fiel e prudente. Seja o nosso divino modelo, através de tuas legiões consoladoras, de teus santos espíritos, a fim de que a fé se eleve, a esperança aumente, a bondade se expanda e o amor triunfe sobre todas as coisas.
Bezerra de Menezes, apóstolo do bem e da paz, amigo dos humildes e dos enfermos, movimenta as tuas falanges amigas em benefício daqueles que sofrem males físicos ou espirituais.
Bons espíritos, dignos obreiros do Senhor, derramai as virtudes e as curas sobre a humanidade sofredora, a fim de que as criaturas se tornem amigas da paz e do discernimento, da harmonia e do perdão, semeando pelo mundo os divinos exemplos de Jesus Cristo.”
3. Oração Nossa
“Senhor, ensina-nos a orar sem esquecer o trabalho, a dar sem olhar a quem, a servir sem perguntar até quando, a sofrer sem magoar seja a quem for, a progredir sem perder a simplicidade, a semear o bem sem pensar nos resultados, a desculpar sem condições, a marchar para a frente sem contar os obstáculos, a ver sem malícia, a escutar sem corromper os assuntos, a falar sem ferir, a compreender o próximo sem exigir entendimento, a respeitar os semelhantes sem reclamar consideração, a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever sem cobrar taxas de reconhecimento.
Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas próprias dificuldades.
Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo que não desejamos para nós. Auxilia-nos sobretudo a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente aquela de cumprir os desígnios, onde e como queiras, hoje, agora e sempre.
Amém.”
3. Prece aos anjos guardiães e Espíritos protetores
“Espíritos esclarecidos e benevolentes, mensageiros de Deus, que tendes por missão assistir aos homens e conduzi-los pelo bom caminho, sustentai-me nas provas desta vida; dai-me a força de suportá-las sem queixumes; livrai-me dos maus pensamentos e fazei que eu não dê entrada a nenhum mau Espírito que queira induzir-me ao mal.
Esclarecei a minha consciência com relação aos meus defeitos e tirai-me de sobre os olhos o véu do orgulho, capaz de impedir que eu os perceba e os confesse a mim mesmo.
A ti, sobretudo, meu anjo guardião, que mais particularmente velas por mim, e a todos vós, Espíritos protetores, que por mim vos interessais, peço fazerdes que me torne digno da vossa proteção. Conheceis as minhas necessidades; sejam elas atendidas, segundo a vontade de Deus.”
Como fazer preces espontâneas?
Como os Espíritos sempre disseram:
“A forma não é nada, o pensamento é tudo. Orai, cada um, segundo as vossas convicções e o modo que mais vos toca; um bom pensamento vale mais que numerosas palavras estranhas ao coração.”
As preces escritas ajudam a organizar os pensamentos, mas se você não quiser usá-las, pode usar suas próprias palavras.
Basta que a sua mensagem seja transmitida com o coração.
Para facilitar a conexão com Deus, procure um lugar silencioso que permita preencher a sua alma com amor.
Vídeos de preces de encerramento como inspiração
Agora que você já sabe o que é a prece de encerramento e como fazê-la, que tal ver exemplos de orações recitadas para se inspirar?
Prece da gratidão por Divaldo Franco
O médium Divaldo Franco recita uma belíssima prece de autoria da poetisa espírita Amélia Rodrigues:
Prece de Chico Xavier – Tv Tupi 1976
No programa Pinga-Fogo, da extinta TV Tupi, transmitido em 1976, Chico Xavier faz uma linda oração que pode ser vista no vídeo a seguir:
Conclusão
Neste artigo, vimos o que é a prece de encerramento e para o que ela serve.
Também abordamos aspectos que devem ser levados em conta na hora de fazer a oração e ainda mensagens que podem ser utilizadas para a conexão com Deus.
Lembre-se sempre de que o que vale não é o texto recitado, mas, sim, a entrega verdadeira no momento da prece.
Gostou deste conteúdo sobre prece de encerramento? Então, aproveite o espaço ao final do texto para escrever o seu comentário.
Muito obrigada, bendito seja sempre louvado, essa pessoa q fazem esses trabalho, auxiliando muitas pessoas. Grato
Nós que agradecemos e ficamos felizes em saber que os artigos estão sendo úteis. Muita paz.
Agradeço pela matéria.
Muitas preces e ensinamentos valiosos!
Que Jesus nos proteja sempre!
Nós que agradecemos seu feedback. Deus abençoe, muita paz.