Pular para o conteúdo

Romance espírita: as histórias mais incríveis nos romances espíritas

Você já leu um romance espírita hoje?
Esse tipo de obra é ideal para quem deseja conhecer melhor os ensinamentos de Cristo por meio de narrativas instigantes.

São livros que revelam muito da realidade de todos os encarnados e desencarnados.
O contato com a literatura espírita se revela uma maneira de reforçar a fé, a esperança e a ação direcionada à prática do bem e à resiliência – todas ações importantes na jornada evolutiva.

Ao longo deste conteúdo, separamos cinco dos melhores romances espíritas para apresentar a você.
Também vamos falar sobre os médiuns mais famosos, os autores espirituais mais conhecidos e como adquirir as obras.
Acompanhe as nossas dicas!

O que é romance espírita?

O romance espírita é uma forma literária dos ensinamentos da Doutrina Espírita.

Ao realizar a leitura de obras ditadas por autores espirituais elevados, temos a oportunidade de vislumbrar emocionantes histórias da jornada evolutiva de inúmeros seres desencarnados.

Além disso, ao ter contato com os livros de romance espírita, também somos capazes de estar mais conectados com os princípios do Espiritismo, por meio de uma linguagem acessível.

As histórias contadas nos romances espíritas envolvem drama, conflitos e emoções, fazendo com que o leitor se reconheça em muitas situações da narrativa.

De modo geral, os romances espíritas são fatos verídicos com ideias relacionadas ao Espiritismo.

Logo, a doutrina espírita serve de pano de fundo para a questão abordada no livro espírita.

Dessa forma, as narrativas vão abordar temas como a influência dos Espíritos, o conhecimento da lei divina, a mediunidade e vidas passadas.

Como é feito um romance psicografado?

Um romance psicografado é aquele no qual o médium atua sob a influência de um ou mais Espíritos.

Existem inúmeros tipos de mediunidade.

O médium que faz psicografia coloca-se disponível para receber a inspiração e escrever mensagens ditadas por seres desencarnados.

Logo, um romance psicografado é ditado por um Espírito e escrito por um médium.

Este reúne as anotações e segue os trâmites necessários para fazer a publicação do livro, caso essa seja a vontade do Espírito que o ditou.

Sugestão de 5 livros de romance espírita muito conhecidos

Ler romances espíritas auxilia de forma considerável na compreensão do caminho da espiritualidade.

Também ajuda os seres encarnados a se inspirarem para a ação no bem em inúmeras áreas da vida.

Veja, a seguir, alguns dos melhores romances espíritas de todos os tempos.

  1. Ave Cristo!

    Em 1953, a Federação Espírita Brasileira fez a primeira publicação deste romance, ditado pelo Espírito de Emmanuel e psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier.

    A obra conta a jornada de Quinto Varro e Taciano, pai e filho nascidos na Roma dos Césares, por volta do ano 217.

    Os dois sofrem duras penas em suas encarnações, uma vez que o pai possuía a missão de salvar a alma do filho que tanto amava e que lhe era tão ingrato.

    Esse romance espírita pode ser considerado um presente da espiritualidade, pois nos inspira a ser como Quinto Varro, que sofreu grandes decepções em diversas áreas da vida, e permaneceu com sua fé no Cristo.

  2. Os Diamantes Fatídicos

    A obra ditada pelo Espírito de Victor Hugo ao médium Divaldo Franco foi publicada em 2005 pela Editora Leal.

    Esse é um dos melhores romances espíritas porque explicita a ação da Lei de Causa e Efeito.

    A obra demonstra por que é primordial seguir no caminho do bem, sem nos rendermos às transgressões de caminhos tão tentadoras.

    O livro é extremamente envolvente e nos apresenta o mundo dos seres encarnados e desencarnados em suas jornadas de resgate, ou contraindo mais débitos, evidenciando como isso é refletido no seu caminho espiritual.

  3. Nosso Lar

    Um dos livros espíritas mais vendidos, Nosso Lar teve seu lançamento em 1944 pela Editora Federação Espírita Brasileira.

    A publicação marca a primeira de uma série de 13 livros ditados pelo Espírito de André Luiz ao médium Francisco Cândido Xavier.

    O livro conta a trajetória do Espírito que o dita, após seu conturbado desencarne, ao se deparar em uma esfera espiritual inferior, na qual ele sofre até fazer oração e ser amparado pelos Espíritos consoladores.

    A partir daí, ele é levado para uma colônia espiritual de resgate, na qual aprende sobre a dignidade do trabalho e da caridade.

    É um livro emocionante que nos ensina sobre a importância de ser bom em cada pequeno instante e como isso pode refletir em nosso caminho evolutivo.

  4. Paulo e Estevão

    A obra ditada pelo Espírito de Emmanuel ao médium Francisco Cândido Xavier foi publicada pela Editora Federação Espírita Brasileira em 1941.

    O livro relata o período de 34 d.C. até 64 d.C., narrando histórias nunca antes mencionadas sobre a incrível história de Paulo de Tarso.

    Por meio desse livro espírita é possível compreender ainda mais as Epístolas de Paulo e inspirar-se em sua vida que havia sido marcada pela incredulidade.

    Ao ser tocado pelo Cristo, Paulo se torna um dos maiores propagadores da sua palavra.

  5. Sexo e Obsessão

    Sexo e Obsessão é um romance espírita ditado por Manoel Philomeno de Miranda ao médium Divaldo Franco, tendo sua primeira publicação em 2002 pela Editora Leal.

    O livro aborda temas como a pornografia, pedofilia e luxúria, bem como a banalização do sexo.

    É uma obra que nos proporciona a reflexão sobre a sexualidade individual e coletiva em um prisma espiritual.

Médiuns famosos pela psicografia

Além de realizar a leitura dos livros espíritas, é interessante conhecer os médiuns que psicografaram grandes obras da literatura Kardecista, fazendo desses romances verdadeiros canais de mensagens de fé, caridade, amor, disciplina e resiliência.

Confira!

Chico Xavier

Francisco Cândido Xavier foi um dos principais propagadores do Espiritismo no Brasil e no mundo.

Ele psicografou mais de 450 livros e suas obras formam a base literária espírita, sendo tema de grupos de estudos e palestras.

O médium nasceu em Pedro Leopoldo/MG no dia 02 de abril de 1910 e faleceu na cidade de Uberaba/MG em 2002 aos 92 anos.

Até hoje, é extremamente aclamado na comunidade espírita por sua humildade, dedicação e forte altruísmo.

Divaldo Pereira Franco

Nascido no dia 05 de maio de 1927, Divaldo Franco reside atualmente em Salvador, e sua cidade natal é, Feira de Santana, na Bahia.

Até agora psicografou mais de 250 livros e fundou, junto com Nilson de Souza Pereira, a instituição filantrópica Mansão do Caminho.

Ali, atende milhares de pessoas e, no passado, abrigou centenas de crianças no sistema casas-lares, dessas crianças, várias estão registradas como filhos do médium.

Divaldo teve uma longa jornada na descoberta de sua mediunidade e, quando a aceitou e a desenvolveu, acabou por se tornar também um grande propagador da Doutrina Espírita no Brasil e no Mundo.

Yvonne do Amaral Pereira

A médium nasceu em Rio das Flores/RJ no dia 24 de dezembro de 1900 e desencarnou no Rio de Janeiro em 1984.

Ela foi uma excelente médium dedicada ao trabalho de desobsessão e homeopatia espírita, além de ter psicografado vários livros, como Memórias de um Suicida aclamado como o melhor romance sobre o tema.

Autores espirituais mais conhecidos

Buscar maiores conhecimentos sobre os grandes autores espirituais que nos oferecem ensinamentos valiosos é extremamente relevante.

Eles mostram que é possível seguir no caminho da evolução, mesmo depois do erro, do sofrimento e da desesperança.

Conheça os principais autores espirituais!

Joanna de Ângelis

Joanna de Ângelis é conhecida como a mentora espiritual de Divaldo Franco, e a ela são atribuídas as autorias de inúmeras obras preciosas para a literatura espírita.

Conhecer seus livros significa estar ciente da necessidade de fé e persistência no caminho, bem como uma mente firme no bem para lidar com as vicissitudes da vida.

Emmanuel

Emmanuel é conhecido pela autoria de várias obras ditadas ao médium Francisco Cândido Xavier.

De acordo com relatos de Chico Xavier, a sua reencarnação se daria nos anos 2000, e ele viria com a missão de ser um grande educador, que influenciaria positivamente nas questões sociais do país.

Veio destinado a realizar uma obra edificante e trocaria de lugar com Chico Xavier, que seria seu atual mentor.

Manoel Philomeno de Miranda

A ele são atribuídas as autorias de diversos livros psicografados por Divaldo Franco.

Sua obra gera imensa reflexão e enriquece a literatura espírita, bem como auxilia na caminhada de diversos fiéis da doutrina.

Victor Hugo

Victor Hugo foi um dos precursores do Espiritismo na França e pôde observar os fenômenos das “mesas girantes” antes mesmo de Allan Kardec.

Atualmente, o Espírito é autor de diversas obras psicografadas por Zilda Gama, Divaldo Franco e outros médiuns.

Amélia Rodrigues

Amélia é um Espírito muito querido, que também ditou diversas obras ao médium Divaldo Franco.

Ela enche de ternura a literatura espírita por escrever sobre Jesus Cristo de uma maneira única, promovendo a esperança em cada um que a lê.

André Luiz

Ficou conhecido por ditar diversos livros ao médium Chico Xavier, contando sua trajetória emocionante antes e após o desencarne, promovendo grande inspiração e conhecimento.

Rabindranath Tagore

Grande escritor de poemas, contos, peças de teatro e afins, Tagore é fonte de grande deleite e inspiração ao nos proporcionar contemplar suas obras.

Onde comprar romances espíritas

Os melhores livros de romance espírita podem ser adquiridos pela internet e em tradicionais livrarias espíritas, como veremos a seguir.

Livraria Leal

A Livraria Espírita Alvorada Editora – LEAL faz parte do conglomerado do Centro Espírita Caminho da Redenção, fundado em 7 de setembro de 1947, pelo médium Divaldo Franco e seu amigo Nilson de Souza Pereira.

Possui uma loja física e também atua online, e seus lucros são revertidos para a manutenção das atividades da Mansão do Caminho.

Livraria da FEB

A Livraria da Federação Espírita Brasileira (FEB) é um expoente da Doutrina Espírita no Brasil.

Seus trabalhos tiveram início em 1884, ano de fundação da FEB, com a publicação da obra “O que é o Espiritismo”, de Allan Kardec.

Desde então, atua para levar a todos os espíritas conhecimentos e o incentivo às práticas dos ensinamentos de Cristo.

Conclusão

Como vimos, a doutrina espírita possui vasta bibliografia, capaz de inspirar e auxiliar a todos que desejam atuar de acordo com os ensinamentos do Cristo.
Ao ler os melhores livros espíritas de romance, além de ampliar os seus conhecimentos, você também aprimora o olhar sobre as circunstâncias da vida, podendo assim adotar uma postura mais caridosa e benevolente.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião.
E para mais textos como este, continue lendo o Conteúdo Espírita.

2 comentários em “Romance espírita: as histórias mais incríveis nos romances espíritas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *