Pular para o conteúdo

Tenho premonições, o que faço? [Visão Espírita]

Se você sente que tem esta faculdade mediúnica, provavelmente já se fez esta pergunta: “Tenho premonições, o que faço?”

Afinal, ter ciência de alguns acontecimentos futuros espontaneamente antes que eles aconteçam pode ser assustador.

Principalmente quando se trata de situações ruins e que não podem ser evitadas.

Contudo, não há necessidade de sentir medo ou culpa, o caminho é buscar informação para lidar com as premonições com equilíbrio, discrição e sabedoria.

Neste post, vamos explicar o que fazer nestes casos de acordo com a visão espírita.

Acompanhe!

Tenho premonições, o que faço?

A premonição é a sensação ou o aviso antecipado de algum acontecimento.

Ela pode ter características mediúnicas (quando são informadas pelos Espíritos) ou anímicas (quando se refere ao próprio indivíduo que a possui e costumamos chamá-la de intuição)..

Às vezes, são situações normais do cotidiano, quando prevemos  a visita de um amigo ou familiar.

Pode estar relacionado a acontecimentos mais sérios como acidentes, doenças ou desencarne de algum ente querido ou conhecido, como se a ideia fosse um aviso..

Seja qual for a premonição, é comum que ela resulte em muitas dúvidas e medos de quem a teve.

Afinal, quando fazemos uma premonição, nos vem logo a ideia de que algo pode ou poderia ter sido feito diferente para evitar ou se preparar para a situação antecipada é muito comum.

No entanto, será que ela acontece realmente para que se tome uma ação?

No próximo tópico, vamos ver o que o Espiritismo ensina sobre isso.

O que diz o Espiritismo sobre premonição?

Na visão espírita, a premonição é uma faculdade (como a inteligência, a facilidade em cálculos matemáticos, p. ex)  concedida ao espírito encarnado.

Portanto, a pessoa começa a ter o pressentimento de que algo vai acontecer e acaba recebendo a confirmação deste fato.

No entanto, essa habilidade de intuição é uma faculdade com componentes fisiológicos e espirituais que alguns consideram como “dom” de Deus e não depende da vontade do indivíduo e nem deve ser usado como forma de “adivinhar” o futuro das pessoas,pois serviria de recreação e poderia cair em descrédito.

Ou seja, a primeira resposta à questão “Tenho premonições, o que faço?” é não utilizá-las com vulgaridade, em benefício próprio, ou a fim de garantir status ou prestígio social.

Afinal, essas visões podem surgir por intermédio de espíritos amigos designados a alertá-lo sobre acontecimentos importantes, possibilitando atitudes mais equilibradas.

Premonição é mediunidade?

Provavelmente você deve estar se perguntando se a premonição também é um tipo de  mediunidade, correto?

Saiba que esse dom ou essa faculdade é uma forma especial de manifestação  da mediunidade.

Assim, o indivíduo é capaz de receber avisos sutis que partem dos espíritos amigos, familiares desencarnados ou mentores espirituais.

Com isso, estes médiuns tomam ciência de coisas antes que elas aconteçam.

A ciência considera que as previsões, premonições ou presságios são características de uma mente “Metafísica”, ou seja além do racional, extra-físico.

Premonição no Livro dos Espíritos

No Capítulo X, o Livro dos Espíritos elucida questões fundamentais acerca do conhecimento sobre o futuro.

Veja a explicação dos Espíritos às indagações de Kardec:

(Pergunta 868) “Pode o futuro ser revelado ao homem?”

Resposta: “Em princípio, o futuro lhe é oculto e só em casos raros e excepcionais permite Deus que seja revelado.”

(Pergunta 869) “Com que fim o futuro se conserva oculto ao homem?”

Resposta: “Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria do presente e não obraria com a liberdade com que o faz, porque o dominaria a ideia de que, se uma coisa tem que acontecer, inútil será ocupar-se com ela, ou então procuraria obstar a que acontecesse. Não quis Deus que assim fosse, a fim de que cada um concorra para a realização das coisas, até daquelas a que desejaria opor-se. Assim é que tu mesmo preparas muitas vezes os acontecimentos que hão de sobrevir no curso da tua existência.”

(Pergunta 870) “Mas, se convém que o futuro permaneça oculto, por que permite Deus que seja revelado algumas vezes?”

Resposta: “Permite-o, quando o conhecimento prévio do futuro facilite a execução de uma coisa, em vez de a estorvar, obrigando o homem a agir diversamente do modo por que agiria, se lhe não fosse feita a revelação. Não raro, também é uma prova. A perspectiva de um acontecimento pode sugerir pensamentos mais ou menos bons. Se um homem vem a saber, por exemplo, que vai receber uma herança, com que não conta, pode dar-se que a revelação desse fato desperte nele o sentimento da cobiça, pela perspectiva de se lhe tornarem possíveis maiores gozos terrenos, pela ânsia de possuir mais depressa a herança, desejando talvez, para que tal se dê, a morte daquele de quem herdará. Ou, então, essa perspectiva lhe inspirará bons sentimentos e pensamentos generosos. Se a predição não se cumpre, aí está outra prova, consistente na maneira por que suportará a decepção. Nem por isso, entretanto, lhe caberá menos o mérito ou o demérito dos pensamentos bons ou maus que a crença na ocorrência daquele fato lhe fez nascer no íntimo.”

O que significa pensar em algo e acontecer?

Quando você pensa em algo e isso realmente acontece, não significa que você é um médium premonitório.

Afinal, todos nós estamos suscetíveis a ter intuições que nos preparam para situações futuras ou nos alertam acerca de algum aspecto que estamos vivendo.

Portanto, a premonição tem um significado na visão espírita que remete a uma questão individual e não necessariamente coletiva.

Ou seja, quando se vislumbra um fato futuro, nem sempre isso deve ser informado a outras pessoas e, muito menos, ser usado com orgulho e vaidade.

Lembre-se que, muitas vezes, as coisas são como são e os avisos tratam-se apenas de informações com o objetivo de nos preparar e fortalecer. E muitos dos acontecimentos previstos podem não ocorrer, lançando a pessoa ao ridículo e ao descrédito.

Por que algumas pessoas têm premonições?

A mediunidade acontece por merecimento e para o progresso do médium.

Ela pode ser usada para auxiliar outras pessoas que estão em necessidade, mas essa ajuda não significa que as visões devem ser divididas de forma leviana.

Para algumas pessoas, as premonições dão forças para lidar com determinadas situações e, em alguns casos, interferir de modo a evitar consequências negativas.

Saber quando falar e quando calar depende do grau evolutivo do médium, por isso ele deve sempre estudar e se aprimorar para conseguir atuar em comunhão com a espiritualidade superior.

Sonhos premonitórios: sonhar e acontecer na visão espírita

Sonhos premonitórios e Espiritismo têm uma relação muito íntima, uma vez que é durante o sono que o perispírito se desprende parcialmente do corpo.

Durante este desdobramento, se o indivíduo estiver em sintonia com vibrações elevadas, pode ter contato e receber orientações de seu mentor espiritual e outros seres amigos.

Assim, sonhar e prever algo que vai acontecer na visão espírita é uma maneira de lidar com a situação de forma natural , principalmente quando se trata de uma visão negativa.

Além disso, é a prova de que há algo além do plano terreno e se isso for positivo, pode gerar sentimentos de amparo e compreensão.

Sonhar e acontecer é um dom?

Os sonhos premonitórios não são necessariamente um dom.

Eles acontecem por merecimento do espírito encarnado e são reflexo de sua conduta e vibração espiritual.

Por isso, é muito importante cuidar das próprias energias, possibilitando a aproximação de seres de luz.

Para isso você pode iniciar a prática do Evangelho no Lar, comparecer às casas espíritas, tomar o passe mediúnico, estudar e colocar em prática ensinamentos edificantes.

Como controlar a premonição?

A premonição não pode ser controlada pelos médiuns dotados deste dom.

Isso significa que não há como o indivíduo “forçar” uma visão do futuro e nem como impedir que estes avisos cheguem.

A capacidade intuitiva é uma conquista individual, orientada por  espíritos de luz e deve ser utilizada como forma de promover o bem.

Assim, para lidar melhor com as premonições, é importante compreender que elas acontecem para o benefício próprio e não necessariamente precisam ser ditas aos outros.

Afinal, em alguns casos, anunciar a visão pode atrapalhar os desígnios da espiritualidade e desestabilizar pessoas que não estavam ainda preparadas para receber tal informação.

Por isso, busque o auxílio em Centros Espíritas, faça preces e estude os ensinamentos de Cristo.

Dessa maneira, quando surgir um pensamento premonitório, apenas peça sabedoria e amparo dos seres de luz para que você possa proceder em nome do bem.

Vídeos espíritas sobre premonição

Se você tem premonições e deseja compreender ainda mais sobre o assunto sob a luz do Espiritismo, há muito conteúdo feito por trabalhadores espíritas a fim de esclarecer este e outros mistérios da reencarnação.

Por isso, confira abaixo a indicação de alguns vídeos espíritas sobre premonição.

Acompanhe até o final!

Tive uma premonição, o que fazer?, por TV Mundo Maior

No conteúdo a seguir, é dado o esclarecimento acerca do que fazer quando se tem uma premonição.

Assista:

Por que algumas pessoas têm sonhos premonitórios? por TV Mundo Maior

No vídeo abaixo, é explicado o motivo que leva algumas pessoas a ter sonhos premonitórios.

Assista:

Conclusão

Durante este texto, fomos capazes de perceber as maravilhas provenientes do bom uso da mediunidade premonitória.

Portanto, se a pergunta “Tenho premonições, o que faço?” esteve presente em seu caminho, use as orientações passadas para proceder conforme as leis de Deus.

Entenda que esse dom é concedido àquele que tem sabedoria para utilizá-lo, sem se render às armadilhas do ego, orgulho e ganância.

Por isso, seja um instrumento da espiritualidade amiga e contribua para o seu progresso individual e para a evolução daqueles que solicitarem amparo e auxílio.

Então, gostou deste artigo?

Deixe um comentário no espaço abaixo!

Se quiser ver outro tema por aqui, preencha nosso formulário de contato e mande a sua ideia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *