Pular para o conteúdo

Pai Nosso espírita: Como fazer uma prece no Espiritismo?

Pai Nosso espírita

Muita gente pergunta se existe um Pai Nosso Espírita ou uma maneira correta de fazer qualquer oração no Espiritismo.

Quem está iniciando na doutrina pode ter muitas dúvidas em relação a isso por causa do que aprendeu ao longo da vida. Os Espíritos superiores hão dito sempre: “A forma nada vale, o pensamento e o sentimento que envolvem a oração é tudo”.

Por isso, neste artigo você vai conhecer as formas de fazer uma prece, como o Pai Nosso, segundo a Doutrina Espírita, e compreender se realmente vale a pena discutir qual é a maneira correta de realizar uma oração.

Acompanhe as próximas linhas.

Pai Nosso espírita: como rezar o Pai Nosso?

Pai Nosso espírita

De acordo com o capítulo XXVIII do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, e conforme assinalado em Mateus 6:9 a 13, o Pai Nosso consiste na oração ensinada pelo Cristo é um modelo perfeito de concisão, verdadeira obra prima de sublimidade e simplicidade, normalmente realizada da seguinte forma:

“Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome!

Venha o teu reino!

Faça-se a tua vontade, assim na Terra como no Céu.

Dá-nos o pão de cada dia.

Perdoa as nossas dívidas, como perdoamos aos que nos devem.

Perdoa as nossas ofensas, como perdoamos aos que nos ofenderam.

Não nos deixes entregues à tentação, mas livra-nos do mal.

Assim seja.”

Essa prece é breve, no entanto, não deve ser feita de maneira leviana, uma vez que possui significado muito profundo, capaz de abranger todas as outras preces. Em seu conteúdo observamos todos os caracteres da prece: louvor, rogativa e gratidão.

De acordo com O Evangelho Segundo o Espiritismo, no mesmo capítulo citado acima, a oração dominical pode ser feita de maneira desenvolvida, explicitando o significado de cada frase.

Como fazer uma prece segundo o Espiritismo?

Como fazer uma prece segundo o Espiritismo?

Segundo o Codificador, no capítulo XXVIII do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo:

“(…) a principal qualidade da prece é ser clara, simples e concisa, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos, que são apenas enfeites de lantejoulas.”

Isso significa que a prece segundo o Espiritismo não deve ser instrumento do ego ou apenas frases soltas a serem repetidas em vão.

É necessário que seu significado seja compreendido e, sobretudo, praticado no cotidiano.

Significa que não há a necessidade de orar longamente, desde que se ore bem, como nos explicam os espíritos em O Livro dos Espíritos:

(Pergunta 660. a) Como é que certas pessoas, que oram muito, são, não obstante, de mau caráter, ciumentas, invejosas, impertinentes, carentes de benevolência e de indulgência e até, algumas vezes, viciosas?

Resposta: “O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas supõem que todo o mérito está na longura da prece, e fecham os olhos para os seus próprios defeitos. Fazem da prece uma ocupação, um emprego do tempo, nunca, porém, um estudo de si mesmas. A ineficácia, em tais casos, não é do remédio, sim da maneira por que o aplicam.”

Pai Nosso espírita Chico Xavier

No Espiritismo, a oração do Pai Nosso também pode ser feita de acordo com a oração de Emmanuel, psicografada pelo médium Chico Xavier.

Veja, a seguir, a oração de Emmanuel:

“Nosso Pai, que estás em toda parte;

Santificado seja o teu nome,

no louvor de todas as criaturas;

Venha a nós o teu reino de amor e sabedoria;

Seja feita a tua vontade, acima dos nossos desejos;

Tanto na terra, quanto nos círculos espirituais;

O pão nosso do corpo e da mente dá-nos hoje;

Perdoa as nossas dívidas,

ensinando-nos a perdoar nossos devedores

com esquecimento de todo mal;

Não permitais que venhamos a cair

sob os golpes da tentação da nossa própria inferioridade;

Livrai-nos do mal que ainda reside em nós mesmos;

Porque só em ti brilha a luz eterna do reino e do poder;

da glória e da paz, da justiça e do amor para sempre!

Assim seja!”

Essa prece pode ser realizada no lugar do Pai Nosso original ou em comunhão com ele.

Desde que seja feita com respeito e propósito correto, ela agrada à Deus da mesma maneira e auxilia na obtenção dos fluídos necessários para manter-se no caminho da espiritualidade.

Oração Pai Nosso e Ave Maria espírita

A oração do Pai Nosso espírita foi citada no primeiro tópico.

Já a oração da Ave Maria, de acordo com o médium Divaldo Franco, conforme citado no Site: Grupo de Estudo “Allan Kardec”, não é usual da Doutrina Espírita. Segundo ele, os Espíritos jamais prescreveram qualquer fórmula absoluta de preces.

Quando dão alguma, é apenas para fixar as idéias e, sobretudo, para chamar a atenção sobre certos princípios da Doutrina Espírita.

Fazem-no também com o fim de auxiliar os que sentem embaraço para externar suas idéias, pois alguns há que não acreditariam ter orado realmente, desde que não formulassem seus pensamentos.

O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos, quando ditas de coração e não de lábios somente.

No entanto, continua Divaldo dizendo: repetir tal saudação é uma forma válida de homenagear aquela que foi a mãe do Cristo, e todo pensamento edificante nos auxilia na conexão com o Criador.

Onde Jesus ensinou o Pai Nosso, segundo o Espiritismo?

O local onde Jesus ensinou o Pai Nosso não está descrito no Evangelho.

Essa emocionante passagem bíblica encontra-se em Mateus 6:9-13, na qual Jesus ensina a oração e o seu significado aos discípulos.

A Doutrina Espírita segue os ensinamentos da Bíblia, interpretados sob as orientações dos espíritos.

Oração do Pai Nosso na Bíblia

Na Bíblia, a oração do pai nosso está em Mateus 6:9-13 e é feita da seguinte maneira:

“Pai nosso que estás nos céus!

Santificado seja o Teu nome.

Venha o Teu Reino;

seja feita a Tua vontade,

assim na Terra como no céu.

Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.

Perdoa as nossas dívidas,

assim como perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal,

porque Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre.

Amém.”

4 outras preces espíritas

No capítulo XXVIII de O Livro dos Espíritos há uma coletânea de preces espíritas que podem ser realizadas.

A seguir, vamos expor algumas preces que podem ser feitas no cotidiano.

1. Oração da manhã espírita

prece espirita

Esta prece, que é de autor desconhecido, deve ser feita assim que acordar:

“Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é assistir os homens e conduzi-los no bom caminho, sustentai-me nas provas desta vida, dai-me a força de suportá-las sem murmurar, desviai de mim os maus pensamentos e fazei com que eu não dê acesso a nenhum dos maus espíritos que tentarem me induzir ao mal. Esclarecei minha consciência sobre meus defeitos, e elevai sobre os meus olhos o véu do orgulho que poderia impedir-me de os perceber e confessá-los a mim mesmo.

Vós, sobretudo meu anjo guardião, que mais particularmente velais por mim, e vós todos Espíritos protetores que vos interessais por mim, fazei com que me torne digno da vossa benevolência. Conheceis as minhas necessidades, que elas sejam satisfeitas segundo a vontade de Deus”

2. Oração da noite espírita

pai nosso espirita

Esta prece, contida no capítulo XXVIII de O Evangelho Segundo o Espiritismo, deve ser feita toda noite antes de dormir:

“Minha alma vai estar por alguns instantes com os outros Espíritos. Venham os bons ajudar-me com seus conselhos. Faze, meu anjo guardião, que, ao despertar, eu conserve durável e salutar impressão desse convívio.”

3. Oração do perdão espírita André Luiz

pai nosso espirita

Esta oração foi psicografada por Bianor Giordanni e ditada pelo espírito André Luiz:

“Mestre, permita que meu coração perdoe. Permita que meu pensamento encontre meios para convencer-se à resignação. Pois, entremeado à dor e ao sofrimento, mesmo assim eu te perdoo… Te perdoo e te peço perdão, assim como Deus nos perdoou.

Peço que aceites o meu perdão, que agora te direciono, e que será levado a ti pelos anjos da justiça divina, que é a justiça de Deus… Por isso é que te peço perdão e te perdoo. Eu perdoo e peço perdão a todos os meus irmãos em Cristo com os que um dia eu possa ter tido atritos sentimentais, sexuais, conjugais, familiares, profissionais, financeiros, religiosos, sociais, ou os que eu tenha ferido fisicamente nesta existência ou em existências passadas que se entrelaçam em minha vida espiritual terrena, e que hoje me adoecem carmicamente.

Neste momento te perdoo, te libero e te deixo partir, para que possamos assim ser felizes. Desejo a ti paz, saúde e despertar espiritual. Que tua caminhada seja em direção a Deus e que consigas, com o nosso perdão, atingir a transcendência divina espiritual.

Obrigado por esta oportunidade de me retratar diante de ti, agora meu amigo e irmão amado. Muito obrigado!”

4. Oração espírita pelos desencarnados

Onde Jesus ensinou o Pai Nosso, segundo o Espiritismo?

Essa oração deve ser feita sempre que quiser prestar homenagem a um espírito desencarnado:

“Senhor onipotente, que a tua misericórdia se estenda sobre os nossos irmãos que acabam de deixar a Terra! Que a tua luz brilhe para eles! Tira-os das trevas; abre-lhes os olhos e os ouvidos! Que os bons Espíritos os cerquem e lhes façam ouvir palavras de paz e de esperança! Senhor, ainda que muito indignos, ousamos implorar a tua misericordiosa indulgência para este irmão nosso que acaba de ser chamado do exílio. Faze que o seu regresso seja o do filho pródigo. Esquece, ó meu Deus, as faltas que haja cometido, para te lembrares somente do bem que haja praticado. Imutável é a tua justiça, nós o sabemos; mas imenso é o teu amor. Suplicamos-te que abrandes aquela, na fonte de bondade que emana do teu seio.

Brilhe a luz para os teus olhos, irmão que vens de deixar a Terra! Que os bons Espíritos de ti se aproximem, te cerquem e ajudem a romper as cadeias terrenas! Compreende e vê a grandeza do nosso Senhor: submete-te, sem queixumes, à sua justiça, porém, não desesperes nunca da sua misericórdia. Irmão! que um sério retrospecto do teu passado te abra as portas do futuro, fazendo-te perceber as faltas que deixas para trás e o trabalho cuja execução te incumbe para as reparares! Que Deus te perdoe e que os bons Espíritos te amparem e animem. Por ti orarão os teus irmãos da Terra e pedem que por eles ores.”

Conclusão

pai nosso espirita

Como vimos, a prece no Espiritismo deve ser feita com bastante dedicação e simplicidade.

Visando sempre a seguir a máxima do “orai e vigiai”, sem tornar as palavras levianas e sem se incomodar com discussões banais.

Além disso, vale ressaltar que não há necessidade de preconceito com nenhum tipo de prece, afinal, toda vibração positiva reverbera no contato com o Criador.

Gostou deste conteúdo sobre como fazer prece no Espiritismo?

Então, aproveite e deixe um comentário nos contando sobre suas experiências.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de assuntos, entre em contato com a nossa equipe pelo formulário de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *